Argentina detecta primeiros casos de variantes brasileiras do coronavírus

País já registrou quase 2 milhões de casos confirmados da Covid-19

novo coronavírus/nova variante covid/nova variante coronavírus
Legenda: Ministro da Saúde argentino destacou a importância da implantação de vigilância epidemiológica para monitorar variantes no país.
Foto: NIAID

A Argentina detectou os primeiros casos de duas variantes brasileiras do novo coronavírus em viajantes do país vizinho, informou o governo argentino nesta segunda-feira (8).

"A variante Amazonas P1 foi recentemente detectada em duas amostras, e a variante Rio de Janeiro P2 em dois outros viajantes. Todos eles do Brasil", disse o ministro da Saúde da Argentina, Ginés González García, no Twitter.

tweet variante brasileira/
Legenda: Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde do país argentino.
Foto: reprodução/Twitter

"Esses achados destacam a importância da implantação de vigilância epidemiológica genômica ativa para monitorar a introdução dessas variantes em nosso país", continuou o ministro. Ele finalizou afirmando que o governo local adquiriu o equipamento com a tecnologia mais avançada para sequenciação genômica na região e no mundo.

A Argentina, que está acelerando sua campanha de vacinação contra a Covid-19 com a vacina russa Sputnik V, registrou quase 2 milhões de casos confirmados da doença, com 49.171 mortes.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre o mundo