O youtuber Trevor Jacob, 29 anos, que também atua como piloto e paraquedista, vai se declarar culpado na Justiça dos Estados Unidos, por propositalmente ter derrubado um avião para conseguir audiência para um vídeo. A publicação de dezembro de 2021 da queda da aeronave já registra mais de 2,9 milhões de visualizações. As informações são do g1.
Em comunicado na quinta-feira (11), o Departamento de Justiça dos EUA detalhou que ele vai admitir ter obstruído uma investigação federal ao interferir e limpar o local do acidente. Ele pode ser condenado a até 20 anos de prisão.
A narrativa inicial era que de havia sido um acidente. No entanto, Trevor admitiu que o vídeo foi gravado como parte de um contrato de patrocínio comercial.
A aeronave saiu do aeroporto de Santa Bárbara, na Califórnia, e caiu na Floresta Nacional de Los Padres quase 40 minutos depois da decolagem. Ele estava sozinho no voo, mas tinha levado câmeras, um paraquedas e um bastão de selfie.
Ele "não pretendia chegar ao seu destino. Em vez disso, tinha planejado ejetar da aeronave durante o voo e filmar a si mesmo saltando de paraquedas e seu avião à medida que a aeronave descia e colidia", declarou o gabinete da Promotoria dos EUA do Distrito Central da Califórnia.
Queda planejada
Após a queda, Jacob voltou ao local para recuperar a filmagem. Na localização do acidente, também apanhou e removeu os destroços.
Porém, reportou a ocorrência para o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, e afirmou posteriormente não saber da localização do avião.
Por isso, deve prestar depoimento no tribunal, e o caso será julgado. O youtuber teve a licença de piloto revogada em 2022.