Localizado na ilha de Sicília, na Itália, o vulcão Etna entrou em erupção no último domingo (12), pela terceira vez neste ano. Com mais de 3 mil metros de altura, a formação geológica expeliu magma e fumaça por cerca de três horas.
De acordo com informações do jornal O Globo, o evento deu origem a uma coluna de fumaça e cinzas de aproximadamente 4,5 mil metros, que cobriu algumas cidades próximas. Apesar da aparência assustadora, o fenômeno não fez vítimas, nem causou danos materiais ou cancelamento de voos.
Responsável por monitorar a atividade de vulcões no país, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INVG) está acompanhando a movimentação da formação geológica através de câmeras e sensores sísmicos.
O Etna é conhecido pelas explosões frequentes. Em maio, o fenômeno obrigou o aeroporto de Catânia, cidade situada na costa oeste da ilha, a interromper os voos durante várias horas.
IMAGENS DO VULCÃO ETNA
Através das redes sociais, centenas de usuários compartilharam registros impressionantes do vulcão. Nas imagens, é possível observar o topo da formação expelindo lava, além de uma fumaça densa, que dominou o céu italiano.