Batizado A23a, o segundo maior iceberg do mundo se desprendeu do fundo do oceano na Antártida e começou a se mover, no Mar de Weddell. O bloco de gelo possui mais de quatro mil quilômetros, um pouco menor que o Distrito Federal. As informações são do The Sun.
O primeiro movimento ocorreu em 2020 e agora está pronto para se separar do continente. A grande massa de gelo surgiu em agosto de 1986, conforme a Pesquisa Antártica Britânica (em inglês, British Antarctic Survey, BAS), responsável pelo interesse entre do Reino Unido na Antártica.
À BBC, Andrew Fleming, pesquisador do BAS, relatou que "eventualmente [o iceberg] diminuiria (de tamanho) o suficiente para perder aderência e começar a se mover".
A expectativa, segundo os pesquisadores, é que o iceberg fique à deriva e acabe no sul do Oceano Atlântico. Ainda conforme as autoridades, o A23a irá derreter e desaparecer como outros blocos de neves semelhantes.
O bloco de neve perdeu o título de maior iceberg do mundo em maio de 2021. A23a perdeu o posto para o A76, que se desprendeu da Plataforma Ronne, no Mar de Weddell.