'Chicote do deserto': nova espécie de cobra venenosa é descoberta na Austrália

Cientistas descobriram que ela tem características únicas que se diferem de outras espécies já existentes e classificadas

Uma nova espécie de cobra venenosa foi descoberta na Austrália pelos pesquisadores James Nankivell, da Universidade de Adelaide, e Mark Hutchinson, do South Australian Museum. O museu anunciou a novidade nas redes sociais na última segunda-feira (17).

A cobra, de nome científico Demansia cyanochasma, foi chamada de “Chicote do Deserto” (Desert whip). James, estudioso de DNA, também contou com a ajuda dos herpetologistas de WA Brad Maryan e Brian Bush, especialistas que estudam répteis e que trabalham com coleções de espécimes de museus.

Brad e Brian documentam variações na aparência externa dos animais. A nova espécie tem características únicas, que se diferem das outras já existentes e catalogadas. 

"As informações obtidas das amostras genéticas mostram que os animais do deserto formam um pool genético próprio. Ao estudar espécimes de museus, podemos identificar diferenças externas que são sutis, mas consistentes o suficiente para permitir que a nova espécie seja reconhecida – mesmo para espécimes que não possuem uma amostra genética compatível".
South Australian Museum
Perfil oficial do museu

Além disso, o museu declarou que por conta da abordagem, outras quatro novas espécies de lagartos foram descobertas no sul da Austrália.