O presidente Volodimir Zelensky informou, nessa quarta-feira (9), que ao menos 35 mil civis foram evacuados de cidades ucranianas sitiadas por tropas russas. Segundo o mandatário, três corredores humanitários permitiram a evacuação de moradores de Sumy e Enerhodar e de áreas nos arredores da capital Kiev.
Zelensky disse esperar que as evacuações continuem nesta quinta-feira (10) nos corredores que serão abertos nas cidades de Mariupol, há vários dias sob cerco russo, Volnovakha, no sudeste, e Izium, no leste do país.
As evacuações ocorreram depois que Moscou e Kiev concordaram na quarta-feira em abrir mais corredores humanitários, dando um vislumbre de esperança a civis aterrorizados em cidades bombardeadas.
Mais de cinco mil pessoas foram evacuadas na véspera de Sumy, uma cidade de 250 mil pessoas perto da fronteira russa, onde há relatos de intensos combates.
Óbitos
Mas as tentativas de evacuar o porto de Mariupol falharam repetidamente, com Kiev e Moscou culpando o outro lado pelos fracassos.
O gabinete do prefeito de Mariupol disse que mais de 1.200 civis foram mortos nos ataques que começaram há mais de uma semana.
A agência de refugiados da ONU estima que entre 2,1 e 2,2 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia em busca de refúgio desde o início da guerra iniciada no dia 24 de fevereiro.