Alemanha prorroga lockdown e reforça restrições por Covid-19 até 31 de janeiro

Estabelecimentos comerciais considerados não essenciais ficam fechados

Escrito por AFP ,
Legenda: A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, prorrogou o lockdown no país até 31 de janeiro
Foto: Michael Kappeler/POOL/AFP

Para tentar conter a propagação do novo coronavírus, a Alemanha prorrogará e reforçará seu confinamento parcial até 31 de janeiro, conforme anunciou nesta terça-feira (5) a chanceler Angela Merkel. Estabelecimentos comerciais não essenciais, além de escolas, ficam fechados no período.

"Temos que reduzir ainda mais nossos contatos sociais para combater a pandemia", declarou a chanceler durante coletiva de imprensa, após se reunir com os 16 presidentes regionais.

Inglaterra

Nesta segunda-feira (4), o primeiro-ministro Boris Johnson anunciou que Inglaterra entrará no bloqueio nacional mais difícil desde março. Por, pelo menos, seis semanas, o país estará com escolas fechadas e pessoas autorizadas a sair de casa uma vez por dia para se exercitar. O número de pessoas hospitalizadas atinge novos máximos no país. A informação é do jornal The Guardian. A intenção do novo lockdown é tentar conter a disseminação da nova variante do coronavírus, uma cepa mais transmissível do vírus. 

Todos os alunos passarão a estudar no ensino remoto até o meados de fevereiro, segundo informou Boris Johnson em um discurso à nação, e os exames GCSE e A-level provavelmente não seguirão conforme planejado. Todas as lojas não essenciais serão fechadas.

Escócia

A Escócia também estabeleceu quarentena total a partir desta segunda-feira. A primeira-ministra, Nicola Sturgeon, afirmou que a nova variante da Covid-19 responde por quase metade dos novos casos no país e anunciou que a população será obrigada a ficar em casa em janeiro a partir de meia-noite, sendo autorizada apenas a sair por motivos considerados essenciais.

Todas as escolas serão fechadas, com exceção dos filhos dos trabalhadores considerados essenciais e das crianças com necessidades especiais. Restaurantes e bares já haviam sido fechados anteriormente, podendo apenas fazer entregas.

"Estou mais preocupada com a situação que enfrentamos agora do que em qualquer momento desde março", disse Sturgeon ao parlamento escocês. Como resultado dessa nova variante, o vírus aprendeu a se disseminar muito mais rápido e definitivamente acelerou nas últimas semanas.

Assuntos Relacionados