Superlua Rosa pode ser observada na próxima semana; veja melhor horário

A lua estará em sua fase cheia e a uma distância menor da Terra

Legenda: Superlua registrada em Curitiba, no Brasil, em março de 2020
Foto: HEULER ANDREY / AFP

A primeira Superlua de 2021 deve ocorrer entre as próximas segunda (26) e terça-feira (27) e poderá ser vista de todo o mundo. 

O fenômeno, também conhecido popularmente como Super Lua Rosa, ocorre quando o satélite está em fase de Lua Cheia e a uma distância menor da Terra, conforme o Observatório Astronômico de Lisboa.

De acordo com o Climatempo, um bom momento para observação será durante o amanhecer de terça-feira (27). Instantes antes e enquanto o sol estiver nascendo, a lua irá se pôr no horizonte, em sua fase mais próxima da terra. 

O professor astrônomo Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência, afirma o melhor horário para observação será às 19h da segunda-feira (26). "No momento que a lua estiver nascendo, vai chamar muita atenção. Ela vai estar muito brilhante", explica.

Ednardo ressalta que os termos 'Superlua' e 'Superlua Rosa' não são reconhecidos cientificamente, e que não haverá alteração na coloração do satélite. "Não há variação de cores na lua, a não ser em alguns casos de lua vermelha. Todas as outras cores não existem", aponta o professor.

Mesmo assim, o astrônomo afirma que é um evento interessante para se observar. "Vai dar uma impressão que ela está bem maior. O quanto que ela estará maior é muito pouco, mas ela vai nascer muito bonita e, com certeza, vai ser um fenômeno admirável", aponta Rodrigues. 

Entenda fenômeno 

A Super Lua ocorre quando a Lua Cheia está distante a menos de 110% do perigeu da sua órbita. O Perigeu é ponto orbital mais próximo do planeta; e Apogeu, o mais afastado. 

A lua vai parecer maior que o normal, por estar mais próxima da terra e pela ilusão de ótica causada pela proximidade com o horizonte. O satélite também pode ter aparência mais brilhosa e avermelhada no período. 

Outra superlua

Em maio deste ano, o fenômeno ocorrerá novamente, em conjunto com um eclipse. Conforme o observatório, o eclipse total da super lua será registrado em 26 de maio, visível em apenas alguns lugares da terra.

No caso dessa superlua, o melhor horário para contemplação ocorre ao anoitecer, desde o nascer da lua, pouco antes de o sol se por.