Asteroide atinge a Terra duas horas depois de ser detectado

Rocha viajava a cerca de 18,5 km/s e caiu no mar da Noruega

Legenda: Asteroide 2022 EB5 foi identificado e caiu duas horas depois na Terra
Foto: Shutterstock

Um pequeno asteroide atingiu o mar Ártico, na Noruega, na última sexta-feira (11). Ele foi descoberto apenas duas horas antes de entrar na atmosfera da Terra, segundo informações do portal Uol

Veja também

Identificado como “2022 EB5”, ele foi detectado pelo astrônomo Krisztián Sárneczky, do observatório húngaro Piszkéstet, e tinha entre 2 metros e 4 metros de diâmetro, o equivalente ao tamanho de um carro.

A rocha viajava a cerca de 18,5 km/s, ou 66.600 km/h, e o cálculo de sua trajetória indicava se tratar de um asteroide do tipo Apolo, que transita entre o Sol e Marte. O impacto aconteceu em um local remoto da Noruega, a 700 km da costa. 

Nasa acompanhou trajetória

Krisztián Sárneczky relatou o achado ao Minor Planet Center, organização colaborativa que analisa dados de asteroides e cometas. Dessa forma, foi possível acompanhar e calcular a trajetória do objeto por meio da comunidade internacional, incluindo a Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA).

Por ser pequena, a hipótese é que a rocha foi vaporizada pelo atrito, durante sua passagem pela atmosfera. Também é bastante improvável que possíveis fragmentos sejam encontrados, já que caíram no oceano.

 

 

 

 


Assuntos Relacionados