William Shatner, Capitão Kirk de 'Jornada nas Estrelas', se torna a pessoa mais velha a ir ao espaço

Ator esteve em missão espacial de 10 minutos da empresa Blue Origin com outros três passageiros

O ator William Shatner, de 90 anos, que interpretou o capitão James T. Kirk na série "Jornada nas Estrelas" ("Star trek"), embarcou nesta quarta-feira (13) em uma missão da Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos.  A decolagem da nave New Shepard ocorreu às 11h50 (horário de Brasília) e durou 10 minutos.

"Eu espero nunca me recuperar disso [...] é muito maior do que eu e do que a vida", afirmou o ator a Bezos ao descer na nave. "O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência". acrescentou o canadense, que foi a pessoa mais velha a ir ao espaço.

Shatner avaliou a viagem como "a experiência mais profunda que poderia imaginar" e descreveu o céu azul da Terra como uma linha tênue entre a vida e a morte. Ele contou ter ouvido um "bipe" e, então, "você está no escuro". 

"Estou tão emocionado com o que acabou de acontecer. É extraordinário", disse ele em comentários televisionados após o pouso.

A Blue Origin informou ainda que a vice-presidente da empresa, Audrey Powers, participou da missão. 

Também estiveram no foguete New Shepard Chris Boshuizen, ex-engenheiro da Agência Espacial Americana Nasa) e cofundador da Planet Labs, uma empresa americana que tira fotos diárias de alta resolução da Terra, por satélite; e Glen de Vries, cofundador da Medidata Solutions, uma empresa especializada no desenvolvimento de software de rastreamento de ensaios clínicos para a indústria farmacêutica. 

Detalhes do voo

O voo ocorreu menos de três meses de a companhia ter enviado seus quatro primeiros passageiros ao espaço - entre eles, o fundador da Blue Origin, Jeff Bezos. A decolagem partiu de um ponto do oeste do estado americano do Texas. 

A missão da Blue Origin envia, durante alguns minutos, a cápsula, na qual os tripulantes viajam  acima da Linha de Karman. A uma altitude de 100 km em relação à Terra, ela marca o limite do espaço. Os passageiros podem se soltar de seus assentos e flutuar por alguns momentos na ausência de gravidade.

A decisão da Blue Origin de convidar um dos personagens mais conhecidos da ficção científica para seu segundo voo tripulado teve como objetivo manter o entusiasmo em torno da jovem indústria do turismo espacial.

Primeiro voo

A Blue Origin pertence ao magnata Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo. Bezos, seu irmão Mark, a aviadora pioneira Wally Funk e Oliver Daemen, que pagou por sua passagem, viajaram em 20 de julho no primeiro voo tripulado da Blue Origin.

Funk, de 82 anos, e Daemen foram as pessoas de maior e menor idade a viajarem ao espaço em um voo de 10 minutos. A viagem desta quarta-feira (13) replicará a anterior.