Saudade do Celta? Em 10 anos, preço de carros populares vai de R$ 25 mil para mais de R$ 60 mil

O Uno chegou a subir mais de 136% considerando modelos 0 km. Inflação dos veículos subiu sobretudo no último ano

Uma década atrás, Celta Chevrolet 0km era vendido a partir de R$ 25 mil
Legenda: Uma década atrás, Celta Chevrolet 0km era vendido a partir de R$ 25 mil
Foto: Divulgação

Não mais tão populares em termos de preços, os carros de entrada das principais montadoras tiveram variação significativa nos últimos dez anos. 

O Uno foi o modelo que teve maior diferença de preços, com variação de 136,3% considerando veículos novos e do ano. Em 2011, um Uno Mille 1.0 Fire/ F.Flex/ ECONOMY 2p custava R$ 24.635. Neste ano, um Uno Drive 1.0 Flex 6V 5p está custando R$ 58.444. 

Os dados são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) referentes ao mês de setembro tanto de 2011 como de 2021 e consideram apenas veículos 0 km.

De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, a inflação sobre veículos acumulou variação de 27,32% sobre automóveis novos e de 30,73% sobre os usados. 

A maior escalada dos preços veio no último ano, que trouxe uma situação atípica para o mercado devido à pandemia. 

Carro do modelo kwid da cor laranja
Legenda: O Renault Kwid Life é o modelo popular mais barato em 2021
Foto: Divulgação

Por que os carros subiram? 

O coordenador do IPC da Fipe, Guilherme Moreira, explica que a inflação sobre os veículos seguiu de forma normal até 2020, quando houve um salto. A variação acumulada dos últimos 12 meses é de 27,16% para os carros usados e de 22,22% para os novos. 

Além do fenômeno normal do aumento dos preços, incluindo inovações tecnológicas que tornaram os veículos mais robustos, a paralisação de montadoras e a falta de peças no mercado internacional impactou diretamente a produção de veículos, levando ao aumento dos preços. 

carro do modelo uno mille da cor prata
Legenda: O Uno Mille Fire custava R$ 24.635 em 2011
Foto: Divulgação

“Se a gente considerar o histórico, [carros] não eram bens que subiam acima da inflação. É uma movimentação atípica”, destaca. 

Na visão do especialista, a alta é sentida sobretudo pelos carros populares. 

“As pessoas que compram carros populares têm maior dificuldade. Quem compra um carro importado, ultra esportivo, não deixa de comprar porque subiu 20%. No carro popular, um aumento de 5%, 10%, afeta muito o mercado. Algumas montadoras pararam de oferecer carros de entrada para conseguir continuar a produção. Um pequeno aumento em um carro popular causa uma perda maior de vendas”, relaciona. 

Segundo Moreira, não há como prever uma redução nos preços dos veículos. O que se espera é uma estabilização à medida que a produção de carros nas montadoras consiga se estabelecer com o arrefecimento da pandemia. 

Carros populares em 2011 

Modelo 

Valor 

Uno Mille 1.0 Fire/ F.Flex/ ECONOMY 2p  

 R$ 24.635,00  

Celta Life/ LS 1.0 MPFI 8V FlexPower 3p  

 R$ 25.475,00  

Palio 1.0 ECONOMY Fire Flex 8V 2p  

 R$ 26.525,00  

Ka 1.0 8V/1.0 8V ST Flex 3p  

 R$ 28.477,00  

SANDERO Authentique Hi-Flex 1.0 16V 5p  

 R$ 29.660,00  

Classic Life/LS 1.0 VHC FlexP. 4p  

 R$ 30.150,00  

Siena 1.0/ EX 1.0 mpi Fire/ Fire Flex 8v  

 R$ 31.221,00  

Gol (novo) 1.0 Mi Total Flex 8V 4p  

 R$ 31.243,00  

Corsa Hat. Maxx 1.4 8V ECONOFLEX 5p  

 R$ 32.011,00  

Fox 1.0 Mi Total Flex 8V 3p  

 R$ 33.483,00 

carro do modelo fox em estrada
Legenda: O Fox foi o carro popular mais caro em tanto em 2011 como em 2021
Foto: Divulgação

Carros populares em 2021 

Modelo 

Valor 

KWID Life 1.0 Flex 12V 5p Mec.  

 R$ 45.889,00  

MOBI EASY 1.0 Fire Flex 5p  

 R$ 46.170,00  

Ka 1.0 S TiVCT Flex 5p  

 R$ 52.753,00  

up! 1.0 Total Flex 12V 5p  

 R$ 54.230,00  

UNO DRIVE 1.0 Flex 6V 5p  

 R$ 58.444,00  

Gol 1.0 Flex 12V 5p  

 R$ 62.818,00  

HB20 Sense 1.0 Flex 12V Mec.  

 R$ 62.839,00  

ARGO 1.0 6V Flex.  

 R$ 63.118,00  

SANDERO Life Flex 1.0 12V 5p Mec.  

 R$ 63.505,00  

Fox Connect 1.6 Flex 8V 5p  

 R$ 64.854,00