Corpus Christi em Maceió: confira o que abre e fecha nesta quinta-feira (3)

Em Alagoas, vigora decreto mais rígido de isolamento social

Escrito por Redação ,
Maceió
Legenda: O Corpus Christi é feriado municipal em Maceió
Foto: Reprodução/Prefeitura de Maceió

O feriado de Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira (3). Em Alagoas, a data ocorre em meio a um decreto mais rígido de isolamento social, em virtude do aumento de internações por Covid-19. 

Pelo menos até 10 de junho, todo o Estado estará na fase vermelha, que restringe o funcionamento de atividades não essenciais aos feriados e fins de semana. 

A data não é feriado nacional. Dessa forma, os prefeitos devem decidir se aderem ao ponto facultativo. Em 2021, algumas cidades anteciparam a data. A Prefeitura de Maceió decretou feriado municipal. 

Feriado de Corpus Christi  

O Corpus Christi é uma festa católica que celebra o milagre da transformação do pão (hóstia) no corpo de Cristo, assim como o vinho se converte no sangue.   

A celebração não tem data fixa no calendário. Ela deve acontecer 60 dias após a Páscoa, sendo realizada, por sua vez, 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do período de Carnaval.   

A celebração foi determinada pelo papa Urbano IV, em 1264, para ser comemorada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo seguinte a Pentecostes.   

Veja o que abre e fecha em Maceió nesta quinta-feira (3)

Bancos

Os bancos não irão funcionar no feriado, conforme o Sindicato dos Bancários e Financiários de Alagoas. O atendimento presencial volta normalmente na sexta-feira (4).

Comércio

Devido ao decreto estadual, o comércio deve permanecer fechado aos fins de semana e feriado. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), as lojas voltam a abrir na sexta-feira (4).

Espaços públicos

A permanência de pessoas em calçadões, praças, lagoas, rios e clubes está proibida aos feriados e fins de semana. Em todo o estado, há restrição de circulação para serviços não essenciais de 21h às 5h.

Shoppings

Os shoppings também devem fechar aos feriados e fins de semana, em cumprimento ao decreto estadual. 

Transporte público

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos afirmou que os trens não devem funcionar no feriado. O horário de funcionamento também foi reduzido aos sábados. 

Praias

O decreto estadual também proíbe a circulação e permanência em praias aos feriados. 

Vacinação

A vacinação contra Covid-19 é realizada em pontos fixos em Maceió, por demanda espontânea ou agendamento realizado no site. Não foi informado se haverá alteração de horário no feriado. 

  • Shopping Maceió 
  • Shopping Pátio
  • Papódromo
  • Ginásio Arivaldo Maia
  • Praça Padre Cícero 
  • Terminal do Osman Loureiro
  • Drive-thru do Estacionamento do Jaraguá  Driveh-thru da Justiça Federal
Assuntos Relacionados