Podcast Seu Direito #5: o papel da constituição na defesa da igualdade

No quinto e último episódio da série de podcasts sobre Direito Constitucional, o advogado, professor e ator comediante Haroldo Guimarães fala sobre a igualdade na perspectiva constitucional

Legenda: O artigo 5º da constituição brasileira começa afirmando que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza"
Foto: Shutterstock

"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". É assim que começa o artigo 5º da Constituição. E ele ainda diz que é garantido a todos o direito à igualdade, entre outros. 

No quinto e último episódio da série de podcasts sobre Direito Constitucional, o editor do Seu Direito, Germano Ribeiro, conversa com Haroldo Guimarães sobre o papel da constituição na defesa da igualdade. 

Afinal, o que significa essa igualdade garantida por lei? Na prática, somos todos iguais ou há alguns mais iguais que outros? Estas são algumas das perguntas feitas a Haroldo Guimarães, que, além de advogado, é mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professor universitário, palestrante, consultor, e ator comediante, tendo interpretado o personagem Munízio no filme Cine Holliúdy.

Ao abordar a igualdade na perspectiva constitucional, ele também lembra do caso recente no qual uma empresa lançou uma seleção destinada a candidatos negros como uma política de redução de desigualdades, causando grande repercussão.

O que são podcasts? 

Os podcasts são programas de áudio que você pode ouvir na hora que quiser e onde estiver. É possível escutar no ônibus, no carro, na academia, ou mesmo enquanto você lava a louça.

Os podcasts do Seu Direito têm o objetivo de mostrar um panorama sobre temas de interesse coletivo, sempre abordando os direitos dos cidadãos e o papel de cada um nesse processo.  

Além da versão em áudio, que também está disponível na Verdinha e nas plataformas de streaming, ainda é possível conferir a entrevista em vídeo no canal do Diário do Nordeste no YouTube.