Após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um caso de “doença da vaca louca”, no Pará, o Brasil suspendeu, a partir desta quinta-feira (23), a exportação de carne bovina para a China. A medida é uma tentativa de impedir que alimentos infectados sejam consumidos pela população, e deem início a um novo surto da doença.
Em humanos, a enfermidade pode causar psicose, sensação de dormência ou formigamento e leva à morte.
O QUE É A ‘DOENÇA DA VACA LOUCA’?
Conhecida popularmente como “doença da vaca louca”, a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) afeta o sistema nervoso central de bovinos, provocando distúrbios neurológicos progressivos.
Apesar de infectar, mais comumente, animais, a doença pode ser contraída por humanos, de acordo com o Ministério da Saúde. Em pessoas infectadas, ela costuma evoluir progressivamente, em um período de 10 a 12 anos.
A partir da manifestação dos primeiros sintomas, a enfermidade avança rapidamente, e pode levar o paciente a óbito em um período de seis meses a um ano.
COMO A ‘DOENÇA DA VACA LOUCA’ É TRANSMITIDA?
Normalmente, a transmissão da “doença da vaca louca” ocorre a partir do consumo de carne ou subprodutos bovinos contaminados.
Ainda segundo a pasta, a enfermidade também pode ser propagada por meio de transfusão de sangue, ou manuseio de utensílios que tenham tido contato com a substância infectada.
É importante ressaltar, no entanto, que a doença não é contagiosa.
O QUE CAUSA A ‘DOENÇA DA VACA LOUCA’?
A enfermidade é causada por partículas proteicas infecciosas, denominadas príons. Menores do que vírus, esses agentes infecciosos, formados por proteínas, são extremamente estáveis e resistem a diversos processos físicos-químicos.
QUAIS OS SINTOMAS DA ‘DOENÇA DA VACA LOUCA’?
Conforme relatado pelo Ministério da Saúde, a doença tem uma grande variedade de manifestações clínicas. Entre as principais, é possível destacar:
- Enfraquecimento ou perda de algum dos sentidos
- Sensação de dormência ou formigamento alguma parte do corpo
- Depressão
- Ansiedade
- Psicose
- Alucinações auditivas ou visuais
- Agitação
- Irritabilidade
- Insônia
- Esquecimento
QUAL O TRATAMENTO PARA A ‘DOENÇA DA VACA LOUCA’?
Por enquanto, não existem tratamentos ou vacinas para a doença.