Soldados ligados ao ex-sargento Libório são expulsos da PM acusados de homicídio

Escrito por Diário do Nordeste Online ,

Foram expulsos da Polícia Militar os soldados Márcio Maia Rodrigues e Claudemir Ribeiro dos Santos, ambos identificados como envolvidos em um assassinato cometido em 2008, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso teve como motivação o roubo a uma fazenda e foi à época ligado a um suposto grupo de extermínio.

O assassinato envolveu, também, o ex-sargento Jean Charles da Silva Libório, expulso recentemente da Polícia Militar por envolvimento com o iraniano Farhad Marvizi - acusado de montar um grupo de extermínio e um esquema de contrabando e descaminho no Ceará. Libório seria "organizador de operações" do bando.

"Os acusados neste processo, acompanhados ainda do ex-Sgt PM Jean Charles da Silva Libório, partiram para a localidade de Papara, município de Maranguape/CE, com o fim único de tirarem a vida de Francisco Irailson Anselmo de Oliveira", segundo levantou a investigação. 

Crime foi cometido após roubo

Os soldados "foram identificados como partícipes diretos do homicídio que vitimou a pessoa de Francisco Irailson Anselmo de Oliveira", segundo a Polícia Militar. O Diário do Nordeste Online teve acesso à decisão que expulsou os policiais. O crime foi cometido em 25 de novembro de 2008, por volta de 12 horas, em Maranguape.

Contra Márcio Maia ainda pesa a acusação de "haver arquitetado o roubo registrado na 'Fazenda Pará'", localizada em Maranguape, a 30 quilômetros de Fortaleza. O soldado, inclusive, fazia segurança particular no imóvel, segundo a investigação.

"A motivação da morte de Francisco Irailson se deu pelo fato da vítima ter conhecimento de que o próprio Sd Márcio Maia tinha participação no assalto realizado na Fazenda Pará", aponta a decisão.

Um dos soldados não teria falado no interrogatório. Já o outro teria afirmado não conhecer Francisco Irailson e que nada sabia sobre o fato. Mas, "pelas provas carreadas ao bojo do processo, vê-se que a acusação imputada aos referidos é procedente", fato que levou o Comando da PM a decidir pela expulsão de ambos.
 
Quadrilha do iraniano
 
Quatro exclusões dos quadros da PM haviam sido registradas em agosto relacionadas com o iraniano Farhad Marvizi. Três soldados foram demitidos sob a acusação de fazer parte da segurança pessoal do iraniano, enquanto outro soldado foi expulso acusado de permanecer em silêncio em um homicídio atribuído a Farhad Marvizi.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.