Sistemas Penitenciário e Socioeducativo do Ceará ultrapassam mil casos confirmados de Covid-19

A doença se espalha nos equipamentos localizados no Interior do Estado. Em uma unidade prisional o índice de contaminação dos presos já chegou a 82%

Escrito por Emanoela Campelo de Melo , emanoela.campelo@svm.com.br

A Covid-19 avança nos sistemas Penitenciário e Socioeducativo do Ceará. Até a última sexta-feira (26), eram 1.065 casos confirmados da doença entre presos, policiais penais, adolescentes em conflito com a lei e socioeducadores. A maioria dos casos (903) foram registrados nos presídios. Houve cinco mortes, sendo dois presos, um diretor de centro socioeducativo e um policial penal.

Há duas semanas, levantamentos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) indicam que o vírus vem chegando com mais força aos municípios do Interior do Estado. Esta situação se repete dentro das unidades prisionais distantes da Capital.

Conforme dados detalhados que a reportagem do Sistema Verdes Mares teve acesso, em duas unidades do Interior, o número de presos infectados supera o número de internos no mesmo local que não positivaram para Covid-19.

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) informou por meio do Comitê de enfrentamento à Covid-19 nos sistemas prisional e socioeducativo no Ceará que na Unidade Prisional em Caridade 82 detentos testaram positivo. De acordo com último levantamento divulgado pela SAP, são 99 presos no local, o que indica índice de contaminação de 82%. Na Unidade Prisional de Trairi também há dados alarmantes. 56 dos 74 presos foram infectados pelo novo coronavirus.

Controle

O desembargador Henrique Jorge Holanda Silveira, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) disse que o avanço dos casos está sendo acompanhado para minimizar os efeitos da pandemia nos sistemas. "O Poder Judiciário continua acompanhando muito atento por meio do GMF esta situação. Assusta um pouco os números destas cidades, mas são quase 22 mil internos no Estado. O número de infectados é pequeno com relação ao universo todo. Há muita testagem e as preocupações são pertinentes. Estamos todos com um objetivo só, o de minorar esta pandemia", afirmou Henrique Jorge.

Apesar das estatísticas, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) disse por nota que não existe surto de Covid-19 nas unidades mencionadas. "As referidas unidades tiveram casos pontuais de pessoas que apresentaram sintomas leves da doença. Os mesmos foram isolados em enfermaria especializada e passam por protocolo de atendimento e cuidado médico orientados pela Secretaria de Saúde do Estado". Sobre os mortos, a SAP esclareceu que o policial penal se encontrava afastado das suas atividades laborais desde novembro de 2019, por outros problemas de saúde. A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) também afirmou que o diretor estava afastado desde o início da pandemia.

Medidas

Ainda conforme a Administração dos Presídios, a Pasta permanece com a ação de medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus. Até então, a SAP realizou 4.333 testes. A Seas não informou a quantidade de testes realizados, mas também se posicionou informando realizar testagem rápida em seus servidores, terceirizados e internos, com objetivo de antecipar casos suspeitos e prevenir a disseminação do vírus nos Centros Socioeducativos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados