Seqüestrador é preso e dois comparsas mortos

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:

´Alex Gardenal´ foi descoberto no momento em que tentava fugir de Fortaleza e trocou tiros com os policiais da DAS

Foragido do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) desde o dia 20 de maio passado, o seqüestrador, assaltante de bancos e de carros-fortes, Alexandre de Souza Ribeiro, o ´Alex Gardenal´, foi baleado e preso, na manhã de ontem, em uma troca de tiros com inspetores da Divisão Anti-Seqüestro (DAS) da Polícia Civil. Na mesma operação, a Polícia matou duas pessoas e prendeu outra.

O confronto ocorreu por volta das 5h30, no quilômetro 15 da BR-116, junto ao posto de combustível São Cristóvão, no bairro Pedras, em Messejana.

‘Alex Gardenal’ estava no Corsa azul, placas HVW-2677, inscrição de Barreira (CE), junto com dois homens e uma mulher. Dos três comparsas do seqüestrador, apenas um homem identificado como Paulo Henrique Oliveira dos Santos, o ‘Sassá’, não foi atingido pelos tiros e está detido na DAS.

Mortos

Os outros ocupantes do Corsa, identificados como Francisco Kléber Silva, 32, o ´Neném´; e a mulher dele, Francisca Marcela Sousa, 27, morreram na hora.

Atingido com dois tiros no tórax, um de raspão no pescoço, e outro na coxa, ´Gardenal´ foi levado, em estado grave, para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), sob escolta policial. Depois de passar pela sala de ressuscitação, o bandido foi encaminhado ao centro cirúrgico. Foi operado à tarde, e está em observação. Seu estado de saúde é considerado ainda muito grave.

Segundo o delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, diretor da DAS, ´Gardenal´ estaria tentando fugir do Ceará. A quadrilha vinha sendo monitorada através de escutas telefônicas. Foi dessa forma que os inspetores da DAS descobriram que ´Gardenal´ foi apanhado pelos comparsas, no Barroso, onde ele estava escondido. De lá, planejava seguir viagem até Barreira para, em seguida, fugir em com destino ao Piauí.

No início da manhã, o paradeiro do bandido foi descoberto. A perseguição começou ainda no Barroso e seguiu em direção à BR-116, onde houve o confronto entre os policiais e a quadrilha. O Corsa onde estava o fugitivo e os comparsas ‘rodou’ na pista, no sentido Capital-Interior. Conforme a Polícia, o seqüestrador já desceu do veículo disparando contra as viaturas da DAS.

Houve imediata reação policial, resultado em duas mortes e ‘Gardenal’ gravemente ferido. “A Polícia agiu com a energia correspondente à forma como foi recebida´, disse Jaime.

No veículo dos bandidos, a Polícia encontrou uma pistola calibre 380, um telefone celular e um molhos de chaves.

Muitas fugas

Alex Gardenal escapou, em 2006 do IPPS, mas foi recapturado na companhia de ´Fabinho da Pavuna´ e de duas mulheres, na Praia do Icaraí, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, chegou a ser baleado e ficou internado no IJF-Centro, de onde tentou fugir da enfermaria xadrez. Antes, fugiu também da Colônia Penal Agrícola do Amanari, em Maranguape; e do Presídio da Cigana, em Caucaia.

INVESTIGAÇÕES
Bandido chefiava ´consórcio´

Bandido considerado de altíssima periculosidade, Alexandre de Souza Ribeiro, o ‘Alex Gardenal’ , 26, é dono de uma extensa ficha de crimes e, recentemente, foi apontado como o chefe do ‘consórcio da morte’, um movimento criado dentro dos principais presídios do Estado com o objetivo de arrecadar dinheiro para bancar o assassinato de agentes prisionais e policiais militares que trabalham nas cadeias.

Antes de escapar misteriosamente da ala de segurança máxima do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), no dia 20 de maio passado, ‘Gardenal’ foi ouvido na sede da Polícia Civil acerca do ‘consórcio’. Mas, diante do diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Façanha Pequeno, demonstrou mais uma vez para as autoridades sua frieza. Negou seu envolvimento e até riu.

Bancos

‘Gardenal’ começou a aparecer nas manchetes policiais dos jornais de Fortaleza em 2000, precisamente no dia 29 de outubro daquele ano, quando a Polícia prendeu uma quadrilha responsável por diversos assaltos a bancos em Fortaleza. Seu nome foi citado junto com o dos bandidos Francisco Machado de Sousa Filho, o ‘Chiquinho Rapadura’; Juciwene Silva Araújo, Gilcélio Pessoa de Menezes e Josivá Sátiro Gomes. Na época, a Polícia descobriu que o bando fora o responsável pelos assaltos às agências do Banco do Estado do Ceará (BEC) das avenidas Washington Soares e Pontes Vieira. O grupo era chefiado por José Marcos Alves da Silva, o ‘Zé Parada’.

Nos anos seguintes, ‘Gardenal’ fugiu das cadeias por onde passou e, em 2005, aliou-se ao também perigoso bandido Francisco Fabiano da Silva Aquino, o ‘Fabinho da Pavuna’. A dupla comandou vários assaltos a carros-fortes. Em 2006, os dois praticaram, três seqüetros em Fortaleza. As vítimas preferenciais eram filhos de comerciantes e empresários.

Em maio, ele fugiu do IPPS com outro seqüestrador: José Luciano Casusa, o ‘Barriga’.

Fernando Brito/Emersomar Rodrigues
Especial para Polícia

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.