Quatro pessoas são presas em operação que investiga tráfico de maconha de Florianópolis a Fortaleza

A operação da Polícia Civil investiga uma organização que faz o tráfico interestadual da droga. Mulheres eram recrutadas para o transporte.

Escrito por Redação ,
foto
Legenda: Foram apreendidos 3,4 kg de maconha e um revólver durante o cumprimento de mandados da Operação Floripa, que investiga o transporte interestadual de maconha
Foto: Reprodução/Polícia Civil do Ceará

A Polícia Civil do Ceará prendeu quatro pessoas pessoas e cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Fortaleza, na última sexta-feira (24), em uma operação que investiga o transporte de maconha entre Florianópolis, em Santa Catarina, e a capital cearense. Um outro suspeito foi preso em Santa Catarina. Os trabalhos indicam que mulheres eram coagidas para viajar até a capital catarinense para trazer a droga. 

As investigações da 'Operação Floripa' começaram em janeiro de 2020, quando uma mulher e um homem foram presos em Maracanaú, com 138 kg de Maconha. André Gadelha Almeida, de 29 anos, e Talita Silva da Cunha, de 24 anos, foram presos em uma blitz na CE-060, em Maracanaú, com 191 tabletes da droga em seis malas. 

A partir daí, os policiais descobriram a origem e os destinatários da droga. O intermediador do esquema, Gregor Rodrigues Marques, de 29 anos, foi preso na cidade de Navegantes (SC), por ação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, da Polícia Civil de Santa Catarina. Ele não tinha antecedentes criminais e trabalhava para o fornecedor da droga. 

Em Fortaleza, a polícia cumpriu um mandado de prisão temporária contra Ana Vládia Santos da Silveira, de 24 anos e fez buscas no Bairro Tasso Jereissati. No endereço em que Ana Vládia foi capturada, foram presos em flagrante seu companheiro e outro casal. 

De acordo com o delegado adjunto Marciliano Ribeiro da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, no local foram apreendidos 3,4kg de maconha e uma arma de fogo. Ele explica que os quatro presos, dois casais, moravam juntos e e eram traficantes.

Transporte Interestadual

As apurações indicam que Ana Vládia e Talita, presa em janeiro, foram recrutadas para servir de 'mula' para a organização. Em janeiro, as mulheres foram até São Paulo de avião e de lá partiram para Florianópolis, em uma van clandestina. Gregor era responsável por entregar a droga às mulheres e acompanhar a entrega do material.  

"Gregor acompanhou as duas jovens de volta a São Paulo em uma van. Chegando em São Paulo, eles pegaram um ônibus clandestino ao estado do Ceará e desceram ao município de Mombaça", explica o delegado Pedro Viana, da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas.

Em Mombaça, Ana Vládia, Gregor e outro suspeito - ainda não identificado - seguiram em um carro, enquanto Talita pegou um carro por aplicativo para transportar a droga, e acabou presa. O motorista, André Gadelha, também foi preso. Segundo o delegado, há indícios de que Gadelha também era membro da organização.

"Foi uma operação que iniciou com a partir dessa prisão em flagrante, e acabou descobrindo a existência de um grupo interestadual que recruta mulheres para servirem de mulas para o tráfico de drogas", ressalta .

O delegado afirmou que os trabalhos da operação irão continuar, com possibilidade de novas prisões.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados