PMs cercam morro na Barra do Ceará

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Quarenta policiais militares - entre equipes do Batalhão de Choque e patrulhas da 3ª Companhia do 5º BPM (Pirambu) - subiram o Morro de São Tiago, na Barra do Ceará, ontem pela manhã, em uma ação de ocupação, desarmamento e combate ao crime praticado por gangues.

Veja imagens da operação policial no Morro de São Tiago!

A operação foi deflagrada a partir da informação de que existem armas de grosso calibre escondidas por membros das gangues do ´Rato´ e do ´Diabo do Polo´, formadas por jovens e adolescentes da parte alta e baixa do morro, respectivamente.

Armamento

"Moradores nos informaram de que há uma escopeta e talvez um fuzil em poder de bandidos naquela área da Capital", confirmou o coronel João Batista Bezerra dos Santos, comandante do Batalhão de Choque.

Às 9h30, os policiais saíram da sede da 3ª Cia. do 5º BPM, no Pirambu, rumo ao Morro do Santiago. Catorze homens do BPChoque subiram o morro a pé, dada a impossibilidade de se alcançar o alto utilizando qualquer veículo. Enquanto isso, outras equipes da PM cercavam as saídas do morro para impedir que alguém conseguisse escapar das abordagens.

Cerca de uma hora depois, o primeiro resultado surgiu. Victor Bruno de Lima Sousa, 18, foi preso com um revólver de calibre 38, especial, com capacidade para seis tiros. A prisão foi realizada pela equipe da viatura 4002 do Comando Tático Motorizado (Cotam) comandada pelo sargento Liberato e composta ainda, pelo cabo Elmo e soldados Nilton e Márcio.

"No momento da abordagem, na porta da casa do Victor, ele tentou fugir mas foi perseguido e capturado com a arma, que possivelmente era utilizada na prática de crimes", destacou o sargento Liberato.

Procurado

A ação foi acompanhada pelo comandante do BPChoque, coronel João Batista dos Santos, e pelo comandante da 3ª Cia. do 5º BPM, major Lourival Lima. "Esse trabalho vai continuar. Vamos prosseguir nas incursões ao morro até que a comunidade volte a ter sossego", antecipou o major. Um dos homens que estão sendo procurados pela Polícia naquele bairro é Rosinaldo Sousa Vieira, conhecido como ´Nike´, acusado de chefiar um dos grupos que pratica crimes na região. Para os moradores da Barra do Ceará, sossego é uma palavra desconhecida. A beleza natural da orla marítima é um contraste para a violência que tomou conta do bairro.

Segundo a costureira ´Alice´ (nome fictício), que mora há 18 anos no Morro do São Tiago, o tiroteio entre as gangues virou rotina. "Todo dia à noite começa o ´papocado´ de bala. É tiro para todo lado. Teve um dia em que ouvimos pra mais de 100 disparos", contou.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.