Integrantes de facção são condenados pela morte de líder da FDN em Fortaleza

Crime aconteceu há quase dois anos na Praia do Futuro

Escrito por Redação ,
Legenda: Petrus tinha 29 anos e era líder da facção Família do Norte (FDN) em Fortaleza

Dois homens foram condenados pela Justiça estadual pelo assassinato de Petrus William Brandão Freire, de 29 anos, que era apontado como chefe da facção Família do Norte (FDN) em Fortaleza. O crime ocorreu em 21 de janeiro de 2018, após o ele sair de uma festa na Praia do Futuro.

Mattaes Moreira Gomes e Valdenilson de Paulo Sousa foram condenados pelos crimes de homicídio qualificado e corrupção de menores. A sentença foi proferida pela 5ª Vara do Júri, do Tribunal de Justiça do Ceará. O primeiro réu deverá cumprir 20 anos e oito meses de reclusão; o segundo, 17 anos e dois meses. Ambos ficarão, inicialmente, em regime fechado.

De acordo com a sentença, o crime foi realizado por motivo torpe e mediante surpresa. Segundo as investigações, os dois integram a facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), inimiga da FDN, e foram acionados pelo chefe do grupo criminoso para matarem Petrus Brandão. 

O crime

Por volta de 4h do dia 21 de janeiro de 2018, no calçadão da Avenida Dioguinho, Petrus foi assassinado pelos dois homens condenados. O líder da facção estava saindo de uma festa em direção ao seu carro quando foi surpreendido pelos matadores. 

A investigação apontou que mais pessoas pessoas participaram da ação. Elas estavam em três veículos e passaram a efetuar disparos de armas de fogo. Na fuga, eles foram perseguidos por policiais militares e trocaram tiros com a composição. Os dois foram inocentados da acusação de tentativa de homicídio dos PMs.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.