Inquérito com PMs suspeitos de homicídio de adolescente é devolvido à delegacia

Onze policiais militares são investigados por participação na morte de um jovem de 16 anos, na periferia de Fortaleza, em 2018. Ao chegar à Vara do Júri, o caso foi remetido à Polícia Civil, a pedido do Ministério Público

Escrito por Redação ,
Legenda: Jovem de 16 anos foi morto na Comunidade Babilônia, no bairro Barroso, em Fortaleza, no dia 26 de fevereiro de 2018
Foto: FOTO: KID JUNIOR

O Ministério Público do Ceará (MPCE) entendeu que o inquérito policial que apura a morte do jovem Emerson Alves Feitosa, de 16 anos, e a lesão de mais dois adolescentes, em fevereiro de 2018, na Capital, deve ser devolvido à delegacia da Polícia Civil de origem, para obter mais informações. A 1ª Vara do Júri, da Justiça Estadual, acatou a medida, no dia 24 de janeiro deste ano.

Os suspeitos de cometer os crimes são 11 policiais militares, à época lotados no Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate): o capitão José Azevedo Costa Neto; os sargentos André Ponte Gomes, Edson Nascimento do Carmo e Jorge André Ribeiro da Silva; os cabos Alex Teixeira Rogério, Weslley Sousa de Araújo, Marlos Amaury Castelo Bezerra Filho, João Marcos Leitão da Costa, Francisco Lopes dos Santos e Jonas Siqueira da Costa Neto; e o soldado Eriston de Santana Francisco. Dentre eles, o capitão Azevedo e o sargento Carmo são acusados de participar de outro episódio, que ficou conhecido como Tragédia em Milagres.

O promotor de Justiça pediu, no último dia 21, para os investigadores ouvirem o depoimento do cabo Costa, dos pais do adolescente morto, das mães dos dois jovens feridos e de "outros familiares das vítimas, bem como, outras pessoas que possam ter informações que venham a esclarecer o delito em questão"; e anexarem o exame de lesão corporal de um desses jovens.

O Juízo da 1ª Vara do Júri concedeu 90 dias para a delegacia cumprir com os pedidos do MPCE. "Verificou-se que nos faltam elementos imprescindíveis para, além de robustecer a investigação, endossar uma futura manifestação ministerial acerca do caso", justificou o promotor.

A medida retarda o oferecimento de denúncia. Questionado, o Ministério Público reforçou a importância das diligências e disse que "o andamento do processo cumpre os prazos processuais determinados pela Justiça".

Morte

Os PMs envolvidos na ação alegaram que um grupo estava armado e atirou contra a composição policial, que precisou reagir, culminando na morte de Emerson Feitosa, na Comunidade Babilônia, no bairro Barroso, em Fortaleza, no dia 26 de fevereiro de 2018. O Inquérito Policial Militar (IPM), conduzido pela própria Instituição, concluiu, no dia 20 de junho daquele ano, que a morte ocorreu em intervenção policial e que "não existem indícios de crime militar praticado pelos investigados".

Um dos sobreviventes contou outra versão à Polícia Civil, na qual "não viu nenhum dos seus conhecidos atirando contra policiais e nem contra a viatura", e afirmou que "teme por sua integridade física.

A partir do depoimento do jovem e dos exames cadavéricos (do jovem morto) e de corpo de delito (dos sobreviventes), a Promotoria de Justiça Militar e Controle Externo da Atividade Policial Militar, do MPCE, concluiu que "os ferimentos causados pelos disparos possuem características de tiros feitos à curta distância (execução), visto que, ao redor das lesões há zonas de esfumaçamento (queimada ou encrostada), indicando a proximidade dos disparos realizados pelos militares".

Devido aos indícios de homicídio doloso (quando há intenção de matar), o promotor pediu que o inquérito fosse transferido para uma Vara do Júri, e a Auditoria Militar do Ceará acatou a medida, no dia 25 de junho de 2019. No âmbito administrativo, o caso é investigado pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD).

Milagres

Quase dez meses após a morte do adolescente Emerson Feitosa, dois PMs suspeitos pelo crime se envolveram em outras mortes. O capitão José Azevedo e o sargento Edson Carmo são acusados de homicídio no episódio conhecido como Tragédia em Milagres, que deixou 14 mortos neste Município, sendo seis reféns, no dia 7 de dezembro de 2018. A dupla foi afastada das funções policiais, pela CGD.

Outro militar que liga os dois episódios é o coronel Cícero Henrique Beserra Lopes, réu por fraude processual no caso de Milagres e um dos responsáveis pelo IPM que isentou os policiais na morte ocorrida no Barroso, no qual concluiu que "nem transgressão disciplinar existe por parte dos militares abaixo investigados".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados