Índice de mortes violentas reduz 33,2% no Ceará, e 55% em Fortaleza

Os dados consolidados referentes ao mês de maio de 2021 foram divulgados pela SSPDS nesta terça-feira (8)

Escrito por Redação , seguranca@svmcom.br
assassinato fortaleza
Legenda: A redução mais significativa nas mortes violentas aconteceu em Fortaleza, conforme a SSPDS
Foto: Helene Santos

Os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) apresentaram queda no último mês de maio, em todo o Ceará. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no Estado foi registrada redução de 33,2%. Em maio de 2021 foram contabilizados 244 homicídios dolosos/ feminicídios, lesões corporais seguidas de mortes e latrocínios, enquanto que em igual período do ano passado foram 365 casos.

Fortaleza foi a região do Estado com maior redução de CVLIs: 55%. Conforme o titular da Pasta, Sandro Caron, foram 54 mortes violentas na Capital em maio de 2021, um número considerado histórico quando comparado aos últimos anos.

"É o número mais baixo na série histórica se compararmos sempre os meses de maio, ano a ano”, disse o secretário. A SSPDS informou que, de maio de 2009, ano quando a Secretaria passou a concentrar todas as estatísticas criminais, até então, o período com o melhor resultado era 2019, com 55 CVLIs.

Em quatro dias específicos do último mês de maio não houve nenhuma morte violenta na capital cearense, foram eles os dias 10, 13, 14 e 28. Já no Estado, apenas no dia 13 não foi registrado nenhum CVLi.

Completamos o mês de maio de 2021 com uma queda significativa nas ocorrências de CVLIs em comparativo com o mês de maio do ano passado"
Sandro Caron
Secretário da Segurança Pública do Ceará

Acumulado

As demais regiões do Estado também apresentam resultados positivos, conforme a Secretaria. Na RMF, de janeiro a maio de 2021 foram contabilizados 406 assassinatos, enquanto que em igual período do ano passado foram 618. No Interior Sul, o número caiu de 375 para 283 neste ano. Já no Interior Norte, a diminuição foi menos significativa, inferior a 10%. 

Para Caron, o resultado é "fruto ações de intensificação da inteligência que vem melhorando o resultado das investigações e também das ações de policiamento preventivo e ostensivo, bem como de operações integradas como a Apostos e a Cerco Fechado que são realizadas todas as semanas”.

O superintendente de Estratégia e Segurança Pública (Supesp), Helano Matos, acrescenta que, "além do trabalho humano conduzido pelas Polícias Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Polícia Militar do Ceará (PMCE), algumas ferramentas capitaneadas pela vinculada também reforçam as tomadas de decisões", como a tecnologia Status.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados