CGD apura conduta de tenente-coronel suspeito de embolsar parte do salário de PM que saiu do Brasil

Conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado, um conselho de justificação foi instaurado a partir dos indícios da materialidade e da autoria

Escrito por Redação , seguranca@svm.com.br
cgd pm ce
Legenda: A CGD fica responsável pela apuração na seara disciplinar
Foto: Fabiane de Paula

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) decidiu instaurar conselho de justificação para apurar condutas atribuídas ao tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Francisco William Araújo Magalhães. A portaria publicada no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira (21) é referente a um esquema de 'rachadinha', ou seja, suposto desvio de salário a partir de um acordo prévio entre o oficial investigado e um soldado subordinado a ele.

A suspeita é que durante pelo menos seis meses o oficial acobertou um soldado da Corporação que foi embora para o exterior e continuou recebendo vencimentos oriundos dos cofres do Governo do Ceará. Francisco William teria deixado de adotar providências necessárias em relação ao processo de exoneração do soldado e ainda empregado o nome do subornidado nas escalas de serviço. Agindo assim, o oficial "teria induzido a erro o Comandante Geral da PMCE". 

Teria certificado que o aludido soldado PM deixou de figurar na escala de serviço a partir de 01/03/2019, tendo deixado de fazer o processo de deserção do aludido soldado PM em tempo hábil, ou seja, em outubro de 2018, pois sabia, ou deveria saber, que o mesmo estava ausente do país desde 05/10/2018"
CGD

Conforme documento da Controladoria, a apuração reuniu indícios de materialidade e autoria, "demonstrando, em tese, a ocorrência de condutas capituladas como infrações disciplinares por parte do tenente-coronel". A reportagem apurou que, em troca, o oficial recebia parte do salário do soldado. A defesa dos suspeitos não foram localizadas. 

Atestados falsos

Há pouco mais de um mês, a reportagem do Sistema Verdes Mares divulgou um outro esquema envolvendo policial que se vale de vencimentos enquanto viaja ao exterior. Um soldado, identificado como Antônio José de Abreu Vidal Filho, e o tenente-coronel Vandick de Queiroz Germano foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará.

O oficial é acusado de falsidade ideológica, enquanto o soldado foi denunciado por estelionato qualificado. Vandick estaria homologando atestados irregulares a favor do soldado. Abreu, por sua vez, viajava aos Estados Unidos da América (EUA) de licença médica, enquanto se valia dos vencimentos pagos pelo Governo do Ceará.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados