Cearense é flagrada no aeroporto de Salvador com caneta 'mais potente que o Mounjaro'

Material foi apreendido, e mulher de 31 anos foi encaminhada para a Polícia Federal. Ela tinha Fortaleza como destino final

Escrito por
Renato Bezerra renato.bezerra@svm.com.br
(Atualizado às 16:53)
Canetas apreendidas pela Receita Federal
Legenda: A passageira trazia 60 unidades de Synedica Retatrutide e 30 unidades de Mounjaro
Foto: Divulgação Receita Federal

Uma cearense de 31 anos, natural de Tauá, no Interior do Estado, foi autuada em flagrante pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de Salvador, na noite da última quarta-feira (4), suspeita do crime de contrabando. Com ela, foram encontradas 90 unidades de medicamentos emagrecedores, que foram apreendidos pela Receita Federal. 

Conteúdo era mais potente que Mounjaro

As canetas estavam presas ao corpo da mulher, sendo 60 unidades de Synedica Retatrutide, remédio considerado "mais potente que o Mounjaro", e 30 unidades de Mounjaro, com valor total estimado em R$ 400 mil, segundo a Receita.

A mulher, que não teve a identidade revelada, foi flagrada ao desembarcar de um voo procedente de Madri, com origem em Bruxelas, na Bélgica, e tinha Fortaleza como destino final. A passageira foi identificada por meio de trabalho integrado da Receita Federal, após a equipe do Aeroporto Internacional de Fortaleza emitir um alerta. 

Veja também

O que é o Retatrutide 

Atualmente, o medicamento Retatrutide está em fase de estudos clínicos e não foi liberado pela Anvisa, sendo, portanto, proibido no Brasil. A previsão de liberação é somente em 2026.

Ainda conforme a Receita Federal, seu efeito tem maior potencial que o Mounjaro, uma vez que é composto por três hormônios que agem no tratamento da obesidade, reduzindo o apetite e aumentando a queima de gordura. 

A Receita Federal lavrou o Termo de Retenção dos medicamentos apreendidos e encaminhou a cearense e os produtos para custódia da PF, pelo flagrante de crime de contrabando. 

Assuntos Relacionados