Ceará registra queda de roubos e furtos no primeiro mês de 2021

Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) - roubos em geral - diminuíram 3,4% e os furtos, 25,7%, no comparativo com igual período do ano passado

Escrito por Redação ,
As prisões realizadas pelas Forças de Segurança do Estado contribuíram para as reduções desses índices, segundo a Pasta
Legenda: As prisões realizadas pelas Forças de Segurança do Estado contribuíram para as reduções desses índices, segundo a Pasta
Foto: Leábem Monteiro

O ano de 2021 começou com redução de roubos e de furtos no Ceará. Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) de janeiro deste ano, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) - roubos em geral - diminuíram 3,4% e os furtos, 25,7%, no comparativo com igual período do ano passado. A Pasta ainda não divulgou os números de homicídios.

Foram 4.771 roubos no mês passado em todo Estado e 4.940 ocorrências deste tipo em janeiro de 2020. No comparativo de furtos, foram registrados 3.801 no primeiro mês do ano corrente, contra 5.118 casos, em janeiro do ano anterior.

Veja também

O titular da SSPDS, Sandro Caron, afirma que os índices são indicativo de muito esforço empregado pelas forças policiais do Estado e pelo planejamento de ações focadas na prevenção de crimes graves:

“Esses crimes impactam muito na percepção de segurança do cidadão, são crimes de extrema gravidade. A estratégia empregada deste o início do ano já vem trazendo os primeiros frutos. Começamos o ano com essa redução e fica aqui o compromisso da Secretaria da Segurança Pública na continuidade dessas ações, na intensificação dessas operações, das investigações e das abordagens realizadas pela Polícia Militar”.

No número de roubos, a SSPDS destacou os resultados da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e da Capital, que apresentaram queda de 18,9% e 3,4%, respectivamente. A RMF saiu de 903 registros para 732, enquanto a Capital apresentou 3.306 roubos em janeiro deste ano, contra 3.424 do ano passado.

Já no número de furtos, todas as regiões (Fortaleza, RMF, Interior Norte e Interior Sul) apresentaram queda, com destaque para a Capital, que reduziu 29,7%, saindo de 3.011 casos em 2020 para 2.116 neste primeiro mês do ano.

As prisões e apreensões realizadas pelas Forças de Segurança do Estado contribuíram para as reduções desses índices, segundo a Pasta. Somente no mês de janeiro, 2.524 suspeitos de cometerem crimes (entre adultos e adolescentes) foram capturados pela Polícia, em todo Estado. A média foi de 81 capturas por dia.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados