Zona Norte ganha Orquidário Municipal

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto:
Sobral (Sucursal) — As orquídeas, que ostentam a fama de a mais sofisticada das flores, acabam de ganhar um espaço que pode garantir, no futuro, a perpetuação de diversas espécies ameaçadas de extinção. O primeiro Orquidário Público Municipal do Ceará, instalado em Sobral há cerca de dois meses, ligado à Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, em parceria com a Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), dispõe de cerca de 50 tipos de orquídeas, de diversos locais do Estado. O engenheiro agrônomo, Ricardo Barros, um dos responsáveis pelo Orquidário, destacou que está sendo reformado um laboratório com condições mínimas necessárias para reproduzir as plantas em laboratório. “Temos aqui, por exemplo, o oncidium cebolleta, que parece uma cebolinha, com florada em cachinhos amarelos. Ela dá em pleno sertão, numa árvore chamada Umari ou Marizeiro. Infelizmente muitas delas foram derrubadas, mas fizemos coletas para recuperar algumas”.

O pesquisador disse que existem cerca de 12 espécies catalogadas da zona norte, com florações amarela, rosa, lilás e branca e destacou que os visitantes recebem instruções de como cultivar orquídeas. “Planta gosta de água, mas as orquídeas gostam menos. Elas devem ser mantidas com o mínimo de umidade possível, porque apodrecem com muita água. Além disso, a luminosidade deve ser de meia sombra e o vento bem pouco”.

Apesar de considerada nobre e cara, algumas espécies chegam a custar R$ 8 mil, a orquídea é uma planta rústica, o que permite certa facilidade no cultivo. “Temos aqui a Vanilla, a que produz baunilha. Existem plantações de Vanilla melhoradas em laboratório que, da vagem processada, produzem em larga escala o terceiro sabor mais consumido no mundo, a essência de baunilha, ficando atrás somente de chocolate e morango”.

Em todo mundo, há 35 mil gêneros puros de orquídeas e 100 híbridos (combinação entre elas). A variação que apaixona colecionadores é percebida em tamanho, cores, perfumes e folhas. De acordo com Ricardo Cruz, idealizador do projeto, o local pretende dar suporte técnico às pessoas interessadas em criar orquídeas, além de orientar a respeito de espécies e classificações. “Muitas vezes a pessoa tem orquídea em casa, mas não sabe a espécie. Com a criação do núcleo de Sobral teremos condições de ajudar na parte de adubação, manuseio e nomenclatura das orquídeas”.

O vice-presidente da ACEO e superintendente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA), Arilo Veras Júnior, destacou que o principal objetivo do Orquidário Público é proporcionar a conservação das orquídeas na natureza. “Tanto o orquidário, quanto a implantação de um núcleo da ACEO é para que haja referencial não apenas para distribuição e permuta de mudas, mas de cursos de controle de pragas e manutenção. E, principalmente, para que as pessoas não tirem da natureza as orquídeas”.

SERVIÇO: O Orquidário está aberto à visitação de segunda a sexta, em horário comercial, e sábado das 8h às 11h, sem estrutura de vendas. O Orquidário Público Municipal fica na Rua Independência, 825, bairro Alto da Brasília. Mais informações pelo telefone (88) 3611.7784.