Trailer de filme gera expectativa

Escrito por Redação ,
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Quixadá Na pequena vila rural de Juatama, transformada em cenário da película "O Auto da Camisinha", o clima já é de expectativa. A estréia, mundial, da obra teatral de José Mapurunga adaptada para a sétima arte, deve ocorrer no próximo mês do outro lado do Oceano Atlântico. O filme terá sua "avant premiere" na Europa, no Encontro da Câmara de Comércio de Portugal. O lançamento no Brasil está previsto para dezembro deste ano em circuito nacional. Mas tão logo o trailer ficou disponível no You Tube a comunidade local se agitou para apreciar os pouco mais de 2 minutos de cena.

A produção, dirigida pelo cineasta Clébio Viriato Ribeiro, ganhou destaque com a participação do humorista e ator Chico Anysio. Ele, o filho André Lucas, Gero Camilo e o pintor Sérvulo foram especialmente convidados a compor o elenco. Estiveram em fevereiro passado na "Terra dos Monólitos". Juntamente com Nádia Aguiar, Carri Costa e outros nomes do teatro cearense e atores da localidade integraram o "casting".

Foi a forma encontrada por Clébio Ribeiro para homenagear e prestigiar a arte e o talento de sua terra natal. Além do grupo da Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá (ACVQ), membros de outra associação, a de Teatro Amador de Quixadá (Ataq), desativada faz mais de uma década, e praticamente toda a comunidade de Juatama participaram da película, a maioria como figurantes. Entretanto, dentre as exceções, a "Princesa das Embaixadinhas" Gabriela de Castro, demonstrando suas habilidades com a bola, ficou empolgada.

O ator e humorista Brasilino de Freitas é um dos mais ansiosos com a estréia. Interpretando Pedrinho, ele contracena com Chico Anysio. Pelo seu talento e apresentações cômicas de um personagem criado por ele mesmo, que aparece todos os dias na cidade por meio das ondas sonoras, ganhou o papel de destaque na trama. Após anos no anonimato, quem sabe, dessa vez, com a ajuda do amigo cineasta e de tantos outros que participaram diretamente da produção, seja reconhecido.

Sobre o filme, o produtor explica haver o compromisso com uma linha de arte-educação. Primando por respeitar os elementos culturais, a sabedoria popular e a linguagem cotidiana, também enfoca o teor preventivo.

Orçado em R$ 458 mil, o filme foi contemplado no I Edital Mecenas do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em 2008, com o valor de R$ 150 mil, financiado pela Coelce. A Sesa apoiou com R$ 100 mil, e o Ministério da Saúde estuda apoio do restante dos recursos. O projeto foi contemplado pelo Ministério da Cultura, pela Lei Roaunet. Após o Brasil, o filme seguirá para América Latina, África, Europa e Estados Unidos. Veja o trailer em: www.diariodonoreste.com.br/regional

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O Auto da Camisinha
www.oautodacamisinha.com