Tráfego não-autorizado de veículos é desafio nos litorais

A morte de uma pessoa atropelada por veículo na duna em 'Jeri' gerou mais protestos pelo cumprimento da Lei

Escrito por Redação ,
Legenda: Em Canoa Quebrada, Aracati, o tráfego de veículos privados só é permitido para os profissionais da Associação de Bugueiros. O Conselho Comunitário de Jericoacoara, no Litoral Oeste, decidiu pela proibição de veículos privados
Foto: FOTO: ELLEN FREITAS

Aracati/ Jijoca de Jericoacoara. Associações comunitárias dos principais destinos dos litorais Leste e Oeste denunciam o trânsito irregular nas áreas das dunas e cobram mais fiscalização. O motivo das reclamações são os inúmeros acidentes ocorridos nos locais, muitos com vítimas fatais. O último caso aconteceu no último dia 1º de agosto, na duna do 'Pôr-do-Sol', em Jijoca, vitimando fatalmente um instrutor de kitesurf. Comunidade decidiu proibir veículos de turistas de trafegarem na vila.

Em Jijoca de Jericoacoara, após o acidente ocorrido uma semana atrás, o conselho comunitário da vila, juntamente com prefeitura municipal, associações, cooperativas e o Chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, Wagner Cardoso decidiram na última quarta-feira, dia 06, adotar medidas preventivas de transito na área de dunas.

De acordo com o presidente do conselho comunitário de Jericoacoara, Elenildo Silva, os veículos transitam em alta velocidade para não atolar e, apesar desses veículos de passeio serem proibidos por Lei de transitarem na faixa da praia, por se tratar de uma Área de Preservação Ambiental (APA), são muito comuns as travessias de pessoas com esses veículos. O conselheiro comunitário denuncia que existe um verdadeiro desrespeito à legislação.

Decisão

De acordo com Elenildo Silva, ficaram decididas, em reunião na última quarta-feira, uma série de medidas, a fim de prevenir futuros acidentes. Alguns becos foram fechados para o trânsito de carros e os carros de turistas ficaram, permanentemente, proibidos de entrar na vila. "Antes, era permitido que os carros de turistas ficassem por 40 minutos dentro de Jeri, porém, agora nem mesmo isso será liberado".

O trânsito passa por um processo de municipalização, recebendo um reforço pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) enquanto a situação se regulariza. Segundo as informações oficiais do órgão, dentro da vila, é proibido estacionar veículo privado e todas leis de transito são válidas, como o uso de capacetes e guiar nas mãos certas nas ruas. A fiscalização por parte do Detran acontece com intensidade nas quintas, sextas e sábados, devido ao aumento de fluxo de visitantes. A entrada indiscriminada de veículos, porém, dificulta a fiscalização.

Canoa Quebrada

São inúmeros os flagrantes do trânsito irregular na área de dunas em Canoa Quebrada, em Aracati, mesmo estando em vigor a Lei Municipal 355/2010, que proíbe a circulação de veículos não credenciados nesses locais. De acordo com o presidente da Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada (ABCQ), Bebeto Andrade, falta fiscalização e placas de regulamentação no percurso determinado para a circulação dos bugues.

Ainda de acordo com Bebeto, qualquer outro veículo que não se enquadrasse na Lei Municipal está proibido de circular na área de dunas. No entanto, segundo Bebeto, essa proibição não acontece de forma efetiva por falta de fiscalização. De acordo com a Associação de Bugueiros, foram registrados mais de 100 acidentes nos últimos dez anos, com batidas e capotamentos de carros nas dunas. Três desses resultaram no óbito de três pessoas.

"A grande maioria desses acidentes é causada por veículos particulares, que não são apropriados para circularem nas dunas. Também houveram casos de embriaguez ao volante e menores de idade conduzindo os veículos", denuncia.

Fiscalização

O Diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Aracati (Demutran), Elizeu Queiroz, nega que não haja fiscalização em Canoa Quebrada, mas afirma que não há uma equipe de agentes fixa para fiscalizar a área do litoral. "Estamos trabalhando para montar uma equipe de quatro agentes para fiscalizar o Litoral. Neste mês, o prefeito Ivan Silvério estará nomeando novos agentes e esperamos criar a equipe do litoral", afirmou.

Enquanto outras medidas não são tomadas, mantém-se a sensação de impunidade nos principais paraísos litorâneos do Estado do Ceará.

Mais informações:
Conselho Comunitário de Jericoacoara
Telefone: (88) 9914 8625
Associação de Bugueiros de Canoa
Telefones: (88) 3421 7175

Ellen Freitas e Jéssyca Rodrigues
Colaboradoras