Tauá inova na gastronomia com pratos à base de carneiro
Restaurantes da cidade participam de treinamento para desenvolvimento de novos cardápios
Tauá. Carneiro atolado ao molho de maracujá; carneiro na moranga; e carneiro no bafo são exemplos de novidades nos cardápios de vários restaurantes que antes preparavam a iguaria basicamente nas formas tradicionais: assado ou cozido. A mudança ocorre após capacitações e consultorias realizadas pelo Sebrae e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Tauá (Adecont), dentro do programa Rota do Cordeiro.
De acordo com o escritório local do Sebrae, o avanço na forma de preparo do carneiro e do bode - carnes tradicionais no município - se dá devido à introdução da gastronomia e culinária junto a 25 restaurantes na cidade. Empreendedores e funcionários receberam orientação desde novembro do ano passado, quando foi iniciada a parte de desenvolvimento da gastronomia com o produto.
"A expectativa é tornar Tauá referência na gastronomia do carneiro e bode, produtos fortes e tradicionais nessa região. Enquanto os produtores são trabalhados no que concerne à cadeia produtiva pelos órgãos responsáveis dentro do programa, no caso a Embrapa, nós focamos as ações, junto com a gestão municipal, na capacitação dos empreendedores para comercializarem o produto de forma diversificada e mais rentável", destaca Renato Bizerra, técnico do Sebrae. A primeira fase da iniciativa ocorreu ano passado, em novembro, durante a Feira de Negócios de Ovinos e Caprinos dos Inhamuns (Festberro), maior evento do setor no Estado.
Capacitações e preparo de pratos típicos da culinária regional na época culminou com um grande concurso, no I Carneirode, evento paralelo na Feira. Animados e percebendo o potencial do produto, com a ajuda da gastronomia especializada, empreendedores aderiram à proposta e receberam mais capacitações ainda no ano passado e início deste ano.
De início, conforme Bizerra, houve algumas resistências por parte dos empreendedores, dado o desconhecimento da gastronomia e o hábito arraigado de trabalhar o produto apenas de uma forma, o tradicional bode assado. Depois perceberam que a diversificação do produto chamava a atenção dos consumidores, trazendo vantagens e agregando valor.
Em uma segunda fase, o programa deu início às consultorias, por parte do Sebrae. Um consultor de negócios e um gastrônomo deram seguimento ao processo, com a criação e introdução de novos cardápios nos restaurantes locais.
"A consultoria possibilitou a criação de novos pratos e a elaboração de cardápios, de acordo com o estilo do restaurante. São vários pratos criados com a carne de carneiro e bode, indo dos petiscos, simples, tradicionais aos mais requintados, respeitando o tipo de ambiente e estilo. As tipificações vão do popular ao fino", explica Bizerra.
A redução de custos, maior aproveitamento do produto e qualidade obtida por meio da utilização dos conceitos gastronômicos irão gerar maior lucratividade e fidelizar a clientela, segundo o Sebrae.
Para fechar o processo, já considerado como de muito sucesso pelos órgãos parceiros, o próximo momento será a realização de uma exposição no II Carneirode, em novembro, dentro da programação do Festberro.
Para a superintendente da Adecont, Márcia Noronha, além do ganho no desenvolvimento da culinária e gastronomia do produto, é necessário ressaltar o surgimento de novos restaurantes e a melhora dos ambientes sob vários aspectos.
"Isso é um processo, mas a partir do ano passado, com as capacitações e concurso, os ambientes se renovaram, melhoraram nos aspectos de layout, higiene e gastronômico. O nosso foco é o carneiro, bode e o queijo, típicos e tradicionais na culinária regional", destaca Márcia Noronha.
Repórter