Sobral terá o primeiro centro especializado em Urologia do Interior

Cidade será a primeira do interior a contar com esse serviço. O Centrus deve atender entre 1.200 e 1.500 pacientes por mês particular, SUS e consultas populares

Nesta quarta-feira (8), às 19h será inaugurado em Sobral o primeiro Centro Especializado em Urologia do Interior do Ceará. O evento contará com show do cantor Waldonys. 
 
O o de UrologiCentrus (Centra de Sobral) foi concebido através de uma parceria entre o Hospital Dr. Estevam e do Grupo Urologia de Sobral (GUS), tendo em vista a larga demanda por esta especialidade em todo o Estado. 
 
A Urologia trata do aparelho urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Um dos casos mais comuns de tratamento com urologistas é o a próstata. Segundo o Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), em 2014 foram diagnosticas cerca de 2.340 casos de câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 652 homens morreram por câncer de próstata em 2013, número superior aos registros de 2012 (605 mortes) e 2011 (652).
 
Estrutura
 
O equipamento tem capacidade para atender entre 1.200 e 1.500 pacientes por mês, realizando consultas, exames e pequenas e médias cirurgias. O Centrus irá atender particular (consultas com hora marcada), SUS (demanda repassada pela prefeitura) e consultas populares (pro ordem de chegada e custando um valor simbólico). 
 
"Precisávamos de um equipamento como esse no Interior. Nos reunimos com os diretores dos hospitais de Sobral e chegamos a seguinte conclusão: o Hospital Regional Norte é referência em neurologia; a Santa Casa em traumatologia e nenhum atendia com presteza a demanda por urologia. Foi aí que nasceu o Centrus. Nascemos para ser case para a urologia cearense", comenta o diretor do Centrus, Disraeli Ponte. 
Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará