Sharpei é o cão de companhia com temperamento exemplar

Escrito por Redação ,
A raça tem origem na China e já figurou no Livro do Guiness como o cão mais raro do mundo

Fortaleza. O Sharpei é uma raça curiosa. Quando filhote, é cheio de dobrinhas pelo corpo que mais parece um bichinho de pelúcia. Já adulto, a peculiaridade se concentra mais na face, em charmosas rugas. Este enrugado cão é o escolhido para a Raça do Mês, por encantar os seus criadores pelo seu temperamento tranquilo e amoroso.

No alto, a cadela Isadora. À eaquerda, Kempo, e à direita, o Campeão Pan-americano Noble, exemplares do criador Gustavo Nogueira fotos: Cláudia Xavier

O Canil Noble Warrior é o único registrado no Kennel Clube do Estado do Ceará (KCEC) que mantém ativa a criação da raça. De propriedade de Gustavo Nogueira, possui um plantel de três machos (padreadores) e sete fêmeas (matrizes), sendo duas jovens promissoras nas pistas de exposição. "Em breve estaremos trazendo mais duas fêmeas para fazer parte do nosso plantel", anuncia ele.

Ele conta que conheceu a raça em 2001, quando adquiriu um exemplar. Em 2006, teve a primeira ninhada. "Foi paixão à primeira vista. Nos encantamos por esses cães maravilhosos e resolvemos fazer esse trabalho de aprimoramento da raça". O Noble Warrior foi registrado no KCEC em 2008.

Gustavo explica que escolheu o Sharpei pelo seu temperamento calmo. Segundo observa, na convivência, este cão mostra-se supercompanheiro do dono. É calmo, late pouco e tem preferência especial por lugares limpos.

Genealogia

Para ter um bom exemplar, é fundamental escolher um criador responsável, conhecer o ambiente onde os animais vivem, que tipo de alimentação recebe. Além disto, Gustavo recomenda pesquisar a árvore genealógica do exemplar, conferindo a pelagem dos pais, bem como o seu temperamento.

Por ser um cão calmo, o perfil do criador ideal para a raça vai para pessoas que não gostam de muita agitação. "O Sharpei não aguenta longas caminhadas, no máximo, 20 minutos são suficientes", explica. Mesmo assim, pode conviver bem com crianças, adultos e idosos.

A raça não exige muito espaço e pode ser criada em apartamento. Mas, para isto dar certo, o proprietário deve seguir a posse responsável e entender a necessidade do animal nas horas do passeio diário.

A raça exige alguns cuidados.Gustavo diz que o cão costuma acumular sujeira e umidade entre as dobras, por isso é essencial mantê-lo limpo e seco. Recomenda-se banho a seco uma vez por semana, utilizando um pano úmido passado no sentido contrário do pelo. Assim, evita-se problemas de pele. O banho completo fica para uma vez por mês.

A higiene dos olhos também é importante. A raça é vulnerável a desenvolver o Entrópio, uma doença em que a pálpebra vira-se sobre si mesma contra o globo ocular. Se não tratada, pode provocar cegueira.

O uso de ração Super Premium e água limpa à vontade completa o cuidado para uma vida feliz ao lado do Sharpei.

Mais informações

Canil Noble Warrior
Gustavo Nogueira
Telefones: (85)3229.2576 85109418 / 97774288
Email: gustanbanw@gmail.com

VALÉRIA FEITOSA
EDITORA