Santuário atrai peregrinos

Escrito por Redação ,
Legenda: O santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, localizado no município de Quixadá, Sertão Central do Estado, já integra roteiro religioso do Ceará. Recebe milhares de fiéis todos os anos
Foto: Alex Pimentel

Quixadá. Uma década após sua inauguração, o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão já integra, obrigatoriamente, o itinerário dos peregrinos pelo Interior do Estado. No caminho às festividades de São Francisco, em Canindé, e as adorações a Padre Cícero, no Cariri, as caravanas religiosas contemplam a santa sertaneja na esplanada do Morro do Urucum, numa altitude de 550 metros acima do nível do mar, a 11km do Centro de Quixadá. O movimento é maior nos meses de maio - dedicado a Nossa Senhora - e nas férias de junho e dezembro.

Missionários da Comunidade Mariana Oásis da Paz, responsável pela manutenção do complexo religioso erguido pelo bispo emérito de Quixadá, dom Adélio Tomasin, avaliam que pelo menos 4 mil fiéis louvam a “Santa dos Monólitos” todos os meses. O movimento é notado no templo, com capacidade para 800 pessoas, e no restaurante da Casa de Repouso, ao lado do santuário. Muitos aproveitam a oportunidade e, também, se hospedam na serra santa, onde encontram tranqüilidade e paz de espírito.

“Os peregrinos chegam de todos os cantos do Ceará, de Estados vizinhos e até do Exterior”, comenta a irmã mariana, Bernadete da Imaculada Conceição, uma das coordenadoras da comunidade. Ela acrescenta que a estrada sinuosa e íngreme obriga os mais velhos a subirem os 5km até o santuário em motocicletas, automóveis, ônibus e caminhões. Mas a cada ano aumenta o número de fiéis que superam o percurso a pé, muitos descalços. O hábito de carregarem pedras e colocá-las nas estações da Via-Sacra, na margem da estrada, também se acentua a cada visita.

Outra prova da constante peregrinação a Quixadá são as centenas de pedidos e agradecimentos que chegam por meio de cartas e bilhetes. Os católicos depositam nas bacias de bronze, ao lado do altar, antes ou depois das celebrações. Os manuscritos são recolhidos semanalmente. São queimados após orações e súplicas dos irmãos e irmãs marianos que se reúnem no complexo católico. Foi a forma que encontraram para preservar os segredos dos fiéis. “As chamas da fé levam os pedidos até a santa idolatrada”, comentam os religiosos.

A aposentada Joana Alves dos Santos, de 58 anos, realiza constantes excursões ao santuário de “Nossa Senhora do Sertão”. Joaninha, como é tratada carinhosamente pelas dezenas de devotos, que há mais de cinco anos leva fiéis de Fortaleza e Caucaia ao recanto religioso sertanejo, acredita que em breve as caminhadas em louvor à Mãe de Deus, que obra seus milagres no Sertão Central, se transformarão no terceiro maior roteiro de romarias do Ceará. “São muitos os que me contam das graças alcançadas por essa santa milagrosa. Santo que se preza conquista mais fiéis com seus milagres”.

A Diocese de Quixadá também aguarda um maior número de peregrinos nas festividades em homenagem à Imaculada do Sertão. O Santuário completa 13 anos no próximo dia 11 de fevereiro, data dedicada à santa no município. A expectativa é de que, pelo menos, 2 mil católicos participem da procissão. São esperadas comitivas de todo o Estado. A concentração religiosa ocorre em frente à Igreja Matriz de Jesus Maria José, no Centro da cidade. Do local, os fiéis partem pela estrada da fé até o Santuário, o maior monumento de devoção mariana do Ceará.

Mais informações: Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. Serra do Urucum / Quixadá - Ceará. (88) 3412.1373

Alex Pimentel
Colaborador