Santas populares são homenageadas

Escrito por Redação ,
Legenda: Francisca Carla e...
Foto:
Duas jovens cuja curta existência teve desfecho trágico atraem a atenção e os apelos de muitos fiéis cearenses

Santana do Cariri O que leva uma pessoa a se tornar santa diante dos simples mortais? O martírio em vida chamou a atenção da população para duas meninas no Ceará, consideradas santas pela população, e que agora, pelo menos em Santana do Cariri, têm a atenção da Igreja. Uma delas, Benigna Cardoso da Silva, foi assassinada aos 13 anos, de forma brutal, por Raul Alves Ribeiro, um jovem da mesma idade que sentiu por ela uma paixão obsessiva e tentou possuí-la à força. A outra jovem, Francisca Carla, foi retirada do convívio das pessoas após seus patrões perceberem que ela tinha hanseníase, doença conhecida na época como a lepra. Ela foi morar em uma casa de taipa longe da cidade e, de lá, só saiu morta.

Essas histórias estão presentes na rotina das cidades que passaram a conviver com pequenas e frequentes romarias. Em Tabuleiro do Norte, um fenômeno atrai fiéis de Nossa Senhora da Saúde, no distrito de Olho D´água da Bica. Os romeiros se multiplicam no local, em busca de tomar banho ou beber da água da fonte, considerada milagrosa. O período de grande movimentação acontece na primeira semana de agosto.

O caso de Benigna passou a ser emblemático na região, culminando no segundo processo de santos considerados populares levados ao Vaticano. Ao Padre Cícero, o pedido de restabelecimento das ordens sacerdotais. Para Benigna, a beatificação.

No distrito de Inhumas, foi construída uma capela em louvor à garota, a cerca de 200 metros do local onde ela foi assassinada a golpes de facão. A capela é uma forma de reconhecimento da comunidade pelo martírio sofrido, que, segundo moradores, levou às lágrimas o próprio assassino, que chegou a se arrepender do ato. Em 24 de outubro do último ano, 2.500 pessoas participaram da homenagem feita na data que marcou os 70 anos da morte de Benigna.

Desde o trágico acontecimento, os moradores da localidade dizem ter alcançado graças e até milagres em nome da jovem martirizada. Tanto que, agora, com apoio da Igreja Católica, é iniciado um movimento em prol da beatificação de Benigna. Ela poderá ser a primeira a ser beatificada no Ceará. Para os moradores, ela morreu na defesa da castidade, resistindo ao assédio do seu algoz. Por isso, uma virgem mártir da pureza.

Isolamento

De um pé de faveira, moradores deixavam comida para a jovem Francisca Carla, que nos seus últimos dias de vida, se arrastava para pegar a comida e a água. Ela morreu sem que as pessoas percebessem. Quem passou pelo local observou que a comida permanecia intocada - um sinal de que algo havia acontecido à menina isolada pela doença e pelo preconceito.

Em abril de 1953, o seu corpo foi encontrado, já em estado de putrefação. A casa foi demolida e sobre ela foi construída uma capela, até hoje visitada por moradores da localidade e de outras cidades do Estado.

Na capela, a três quilômetros da cidade, as pessoas depositam os seus pedidos, registrados em um caderno, e os ex-votos, que são os pedaços de partes do corpo atingidos por enfermidades. Há os que buscam melhores condições de vida e pedem ajuda financeira ou bens materiais.

O comerciante José Cardoso de Vasconcelos decidiu fazer uma homenagem à garota, ao coloca em seu comércio o nome de Francisca Carla. Ele foi o primeiro e diz que a homenagem veio da devoção à santa popular, depois que ficou curado de uma meningite. A promessa foi de sua mãe, mas ele diz recorrer até hoje, durante situações difíceis, a Francisca Carla. O período em que o local onde está a capela recebe mais visitações é durante os meses de junho e julho e na festa de São Francisco.

Aos finais de semana, as visitas à capela são frequentes. Um filme chegou a ser produzido, em 2008, narrando a saga da santa de Francisca Carla, como uma forma de luta contra o preconceito aos portadores de hanseníase.

Mais informações

Francisca Carla Presentes
Rua Deputado Manoel
Francisco, 431,Centro
Tianguá - Ceará
Telefone: (88) 3671.1876