Relíquias valorizam patrimônio de Icó

Legenda:
Foto:
Tombada como patrimônio histórico, a cidade de Icó reúne, nas suas igrejas, um rico acervo sacro

Icó. Nesta cidade, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), localizada na região Centro-Sul, distante 375 Km ao sul de Fortaleza, em duas igrejas construídas há mais de 250 anos há um rico e importante acervo de imagens sacras. Os visitantes têm oportunidade de conhecer esculturas artísticas, de madeira, que são objetos de devoção para os fiéis católicos e de admiração para os apreciadores de arte religiosa de inspiração barroca.

Os dois principais templos da cidade estão localizados no Largo do Théberge, o centro histórico de Icó: a Igreja do Senhor do Bonfim e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, padroeira do Município, construída em 1709, que é tombada pelo Iphan. Após a chegada de quatro padres carmelitas, em março deste ano, houve a possibilidade de abertura dos templos para visitação diária e nos horários de celebração litúrgica. Antes, as igrejas permaneciam fechadas à visitação.

Na Igreja do Senhor do Bonfim, construída em 1749, há dois altares laterais com imagens de Nossa Senhora das Dores e de Nossa Senhora da Penha. Ambas esculpidas em madeira há mais de 200 anos. A imagem de Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado) está no altar principal, em um ponto elevado, e chegou ao Icó há exatos 261 anos, trazida por escravos e religiosos, depois do desembarque na cidade de Salvador, na Bahia, vinda de Portugal. Segundo o pesquisador da história local, Miguel Porfírio, a imagem de Senhor do Bonfim veio conduzida em lombo de animal desde Salvador, em antigas estradas do sertão nordestino. Foram vários dias de viagem até chegar a Icó, onde ainda hoje é motivo de celebração de uma das maiores festas religiosas do Ceará, no dia 1º de janeiro.

A devoção ao Senhor do Bonfim é elevada e reúne milhares de fiéis durante o novenário e na tradicional procissão pelas ruas históricas da cidade. "Orar, renovar preces e fazer agradecimentos é um ritual comum e diário dos devotos, marcado com muito fervor", observa a secretária de Cultura de Icó, Jequélia Alcântara.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação reúne um rico e importante acervo de imagens sacras. São dez peças esculpidas em madeira, algumas folheadas a ouro, como a da padroeira (Maria Santíssima na expectativa de dar à luz ao filho Jesus) instalada no altar-mor e a de Senhora Sant´Ana, que fica em um dos altares laterais.

Acervo

Colocadas em dois suportes de ferro, fixados em colunas próximas ao altar-mor, há Santa Luzia e São Sebastião. Nas paredes laterais, há seis nichos com imagens de santos diversos: Santo Antônio, São Miguel, Santa Luzia, São José, Bom Pastor e Nossa Senhora da Soledade.

O frei Antônio de Pádua Rodrigues disse que a paróquia pretende solicitar do Iphan autorização para colocar câmeras de segurança nas alas onde estão expostas as peças para dar maior segurança. O bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, disse que busca parceria com o Município para a indicação de guias turísticos e de guardas para a proteção do acervo de imagens sacras. "Há um esforço da nossa parte em manter as igrejas abertas, mas isso será possível com uma parceria com a Prefeitura ou o Governo do Estado", observou. "Precisamos de proteção e de orientação aos visitantes sobre a história da religiosidade local", contou.

Dom João Costa observou que a cidade de Icó reúne peças de elevado valor histórico e cultural, de beleza rara, no estilo barroco. "As imagens expressam a religiosidade do nosso povo, a fé, que vem de tempos remotos até os dias atuais", disse. "A beleza rara e a criatividade de transformação de madeiras em imagens sacras pelos artesãos expressam o talento dado por Deus", destacou.

O sacristão e zelador das igrejas antigas de Icó, José Oliveira Dino, mais conhecido por "Dedé da Igreja", lembra que no final dos anos de 1960, ocorreram vários casos de furto nos templos da cidade. "Levaram a coroa de ouro de Maria que estava nos braços da imagem de Senhora Sant´Ana, a coroa de ouro da imagem da padroeira Nossa Senhora da Expectação e a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que era linda, de madeira pura", conta. "Imagens de Nossa Senhora da Felicidade, São Francisco e de São José de Botas, que dizem que é uma raridade, também foram furtadas", relata.

Mais informações

Paróquia de Nossa Senhora da Expectação - Icó
Centro Histórico Largo do Théberge
Telefone: (88) 3561. 1052


Honório Barbosa
Repórter
Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará