Região Sul volta a receber chuvas

As chuvas são pontuais, como prognosticou a Funceme, já que o fenômeno El Niño antecipou o fim da chamada quadra chuvosa, que iria até o fim deste mês

Escrito por Redação ,

Após vários dias com chuvas insignificantes ou mesmo sem chover, das sete horas desta terça-feira às sete horas de hoje, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 33 municípios, predominantemente na Região Sul do Estado, conforme boletim publicado às 10h40. Os dados ainda serão atualizados no restante do dia. Apesar disso, a informação de que o fenômeno El Niño abortou o restante da quadra chuvosa (que começou em fevereiro e termina no fim de maio) causa grande preocupação no sertão.

Segundo a Funceme, "observam-se nuvens sobre o Ceará e essa nebulosidade está associada à formação de áreas de instabilidade atmosférica sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Na faixa litorânea do Ceará, observam-se nuvens que se formam em virtude da atuação do sistema atmosférico brisa terrestre".

Previsão

Para hoje, a Funceme  diz que, até o fim da manhã, "o céu ficará com nebulosidade variável e com chuvas isoladas na faixa litorânea e no centro-sul. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado ao longo do dia". Para amanhã, teremos "nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea e no centro-sul, principalmente entre a madrugada e manhã. No decorrer do dia, todas as regiões do Ceará devem ficar com céu entre parcialmente nublado e claro".

Para esta sexta-feira, "o Ceará deverá permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica. Por isso, o céu ficará com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas no centro-sul entre a madrugada e manhã. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado passando a claro ao longo do dia.

Seis maiores chuvas nas últimas 24 horas

Quixelô: 47.0 mm

Orós: 45.0 mm

Iguatu: 44.0 mm

Acopiara: 40.0 mm

Cedro: 32.4 mm

Lavras da Mangabeira: 27.0 mm