Projeto “Almoço na escola” beneficia mil crianças

Quixadá (Sucursal) – Com o objetivo de assegurar a permanência com sucesso das crianças de 2 a 5 anos na escola, além de reforçar hábitos alimentares saudáveis, o desenvolvimento biopsico-social a partir da oferta de atividades sócio-educativas, culturais e de saúde, a Secretaria Municipal da Educação e Desporto de Quixadá lançou o Projeto “Almoço na Escola”, pioneiro no Sertão Central.

O Ministro da Segurança Alimentar, José Grazziano, que participou da solenodade de lançamento, juntamente com o prefeito Ilário Marques, considerou a iniciativa das mais brilhantes e das mais oportunas, ressaltando o projeto como exemplo para o Brasil. O ministrou conversou com as crianças e verificou de perto as instalações modernas do Pólo de Atendimento do Bairro Campo Novo, onde as crianças convivem com a felicidade.

A Secretária Municipal da Educação e Desporto, professora Maria Edi Leal da Cruz Macedo, disse que o projeto é fundamentado em princípios éticos que refutam a dependência e o clientelismo, que propõe alongar aos finais de semana o atendimento sócio-educativo e nutricional äs crianças matriculadas nas escolas do Distrito Educacional Campo Novo e se estender para mais três distritos, notadamente marcados pela pobreza urbana, que são: Campo Velho, São João, Centro, atingindo os bairros do Carrascal I e Carrascal II.

O “Almoço na Escola” vai atender um total de duas mil crianças. Para a execução do projeto, a Prefeitura firma convênio com o governo federal, como forma de garantir a sua ação nas escolas. A secretária disse ainda que o projeto visa também elevar o nível de saúde dessas crianças, favorecendo o aprendizado, visto que a má nutrição também causa indisposição, agressão, repetência evasão escolar. A implementação deste projeto ampliará as horas de permanência da criança na escola e fortalecerá os laços de cooperação entre as escolas e a comunidade.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará