Professores fazem greve em Acarape

Escrito por Redação ,
Os professores querem maiores salários e melhores condições de trabalho

Fortaleza. Os professores do município de Acarape, localizado a 55 quilômetros de Fortaleza, decidiram entrar em greve, ontem. O motivo é pela falta de reajuste salarial e por melhores condições de trabalho tanto para eles quanto para os estudantes. No entanto, a Secretaria de Educação do município informa que não haverá corte salarial, mas está sendo estudada uma maneira de não comprometer os cofres públicos.

De acordo com a professora e uma das líderes do movimento, Rosa Angélica, os professores passaram o mês de fevereiro tentando resolver a situação, mas nada foi solucionado. “Nós mostramos que existe verba e vamos ficar em greve por tempo indeterminado até que tudo se resolva”, salientou.

“A paralisação dos servidores é legítima, enquanto os outros prefeitos não estão medindo esforços para readequar o teto salarial dos educadores, aqui em Acarape, o prefeito manda projeto de Lei para diminuir o valor já pago. É retroceder direitos adquiridos dos trabalhadores”, disse o vereador e membro da Comissão de Educação da Câmara, Paulo Tinoco. Ontem, segundo os professores, ia haver uma sessão para votar a diminuição da salário, mas os educadores conseguiram o apoio dos políticos e a votação não foi realizada.

Outra reclamação dos grevistas é com relação à falta de estrutura das escolas e da qualidade da merenda escolar das crianças. “Nós também sofremos com as péssimas condições de trabalho, as escolas caindo em época de chuvas em cima dos alunos e professores”, disse a professora Rosa Angélica.

“Vamos paralisar nossas atividades, não só pelo salário que a Prefeitura quer diminuir ainda mais, mas também pelas péssimas condições de trabalho e a merenda medíocre que é servida aos alunos”, avaliou a professora Suelange Sampaio. Conforme as educadoras, por diversas vezes, os estudantes comiam somente banana durante a merenda.

A secretária de Educação de Acarape, Elizângela Sousa Campos, explicou que desde janeiro o município já está aplicando os dois terços do piso salarial — que é de R$ 1.136,40 — para os professores do nível médio, de acordo com a lei. “E a lei informa que, o município que tiver seu Plano de Cargo e Carreira (PCC), como no nosso caso, tem que readequar o piso do nível superior à realidade do município. Eles estão querendo 50% a mais no valor do piso salarial, mas não temos receita para isso. Estamos estudando quanto podemos investir. A Prefeitura sempre teve um bom entendimento com os professores, mas é que, desta vez, não temos receita suficiente”. Sobre a merenda, ela afirmou que é de qualidade e, quanto às escolas, as reformas prioritárias estão sendo realizadas.

Ontem à tarde, mais uma reunião seria realizada com a Prefeitura para tentar um entendimento entre as partes.

Mais informações:

Prefeitura de Acarape
(85) 3373.1276