Pedra Branca concentra ações de combate à seca

Com o esgotamento do açude Trapiá II, que abastecia a cidade, o município já recebeu 35 poços, além de contar com novos chafarizes

Escrito por Redação ,
O Governo do Estado intensificou a construção de poços profundos para o atendimento emergencial do município de Pedra Branca, no Sertão Central. Com o esgotamento do açude Trapiá II, que abastecia a cidade, o município já recebeu 35 poços. Desse total, 16 foram construídos na sede, nove no distrito de Mineirolândia, quatro no distrito de Santa Cruz do Banabuiú, além de outros seis em pequenas localidades. “Vamos permanecer no município até atingirmos a vazão mínima emergencial necessária”, explica o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira. Atualmente, um comboio perfuratriz está trabalhando na cidade. Segundo ele, mesmo aqueles poços de pequenas vazões, que em tempos de bonança seriam descartados, estão sendo aproveitados com a instalação de chafarizes.
“Já instalamos cinco chafarizes em Pedra Branca. Todos em poços de baixas vazões. Dessa forma, a população tem uma fonte hídrica perto de casa para se socorrer nesse período”, diz. Já os poucos poços de boa vazão (acima de mil litros por hora) devem ser ligados à rede de abastecimento da cidade pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A Defesa Civil Estadual doou 20 caixas d'água de cinco mil litros à Prefeitura do município para instalação de novos chafarizes.
“Essa tem sido a dinâmica: a Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) faz os estudos geofísicos (locação dos poços), a Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas) constrói os poços, e a Cagece ou os SAAEs instalam esses poços”, destaca o secretário. Segundo ele, essa integração tem dado resultado em várias sedes municipais que, apesar das dificuldades impostas pela prolongada estiagem, estão sendo abastecidas emergencialmente.