Neurofor comemora quatro anos

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
A clínica foi instalada no Cariri por conta da grande quantidade de pacientes que buscavam os serviços na Capital

Crato. Comemorando hoje quatro anos de instalação em Juazeiro do Norte, a Neurofor está investindo em novas tecnologias para melhorar o atendimento no seguimento neurológico na região do Cariri. A clínica pretende disponibilizar, até o próximo mês de outubro, exames de eletroencefalograma, além de outros projetos para potencializar das terapias.

A clínica é pioneira no atendimento interdisciplinar de crianças com alterações neurológicas. As atividades são baseadas na estimulação da neuroplasticidade cerebral, e a unidade é a única a contar com neuropediatrias FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA


Ao todo, a unidade atende à 135 crianças com disfunções neurológicas, oferece trabalhos com abordagens interdisciplinares nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, neuropediatria e terapia ocupacional.

A clínica, que é uma filial da Neurofor de Fortaleza, foi instalada no Cariri por conta do grande número de pacientes que procuravam os serviços na unidade da Capital.

Para suprir as carências neurológicas, a neuropediatra Gilma Holanda investiu na montagem do equipamento. Segundo ela, a Neurofor é pioneira no atendimento interdisciplinar de crianças com alterações neurológicas. As atividades são baseadas na estimulação da neuroplasticidade cerebral, e a unidade é a única da região a contar com a especialidade de neuropediatria. Apesar da ampla estrutura de trabalho, atualmente, mais de 120 crianças estão na lista de espera em busca de atendimento terapêutico.

A clínica tem capacidade para receber cerca de 200 pacientes. A luta, no momento, é pela ampliação das vagas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que disponibiliza apenas 95.

Reforma

Conforme a fonoaudióloga Milena Loureiro de Oliveira Paz, o número de pessoas que ainda está sem atendimento é alto. "Mas, a criação de novas vagas depende da liberação de recursos federais. A gente fica aguardando as altas ou o abandono dos tratamentos para poder inserir outras crianças", afirma.

Nos últimos anos, a Neurofor conseguiu habilitar pacientes nas funções motoras, cognitivas, psicoafetivas e na comunicação. Uma das principais vitórias da clínica foi a descoberta de diagnósticos neurológicos raros. Dentre as alterações mais comuns estão o autismo, paralisia cerebral, microcefalia, epilepsia, distúrbios de aprendizagem e as e os Transtornos de Déficit de Atenção e Aprendizagem.

No próximo mês outubro, a Neurofor irá lançar a primeira Paraolimpíada das crianças da Neurofor, que será realizada na Rua Antônio Bacelar. O evento será aberto ao público. A clínica está desenvolvendo também o projeto Seja Amigo da Neurofor, em que os pais dos pacientes escrevem frases contendo suas visões sobre a clínica. A finalidade da ação é integrar os progenitores nas atividades.

Mais informações:

Clínica Neurofor
Rua Hilda Lima, 46,
Bairro Lagoa Seca
Juazeiro do Norte/CE
Telefone: (88) 3512.1847

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER