MST ocupa instalações do Incra desde a madrugada

Trabalhadores sem terra ocupam sede do Incra, em Fortaleza, e a Prefeitura de Quixeramobim

Escrito por Redação ,

Cerca de 800 trabalhadores  sem terra, organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra  (MST) ocuparam nesta madrugada (11/11), a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária  (INCRA), em Fortaleza, na Avenida José Bastos. De acordo com Pedro Neto, da Assessoria de comunicação do MST, uma das  principais reivindicações é a desapropriação e emissão de posse das áreas de acampamentos em todo Estado e a situação da seca

“Temos mais de três mil famílias acampadas no Ceará e  a reforma agrária esta paralisada. Queremos que  o INCRA assente de forma imediata todas as famílias acampadas no Ceará", afirma Pedro Neto. Sobre a estiagem, ele diz que a situação no Interior do Ceará é de calamidade. "Nós estamos sem água nos assentamentos e comunidades do Interior. Queremos que o governo Federal e Estadual tomem providencias urgente” .

Além dos acampamentos rurais, estão previstas manifestações dos acampamentos urbanosorganizados pelo movimento, o local ainda não foi informado. As  mobilizações ocorrem também em Quixeramobim, no Sertão Central, os agricultores vão montar um acampamento na Prefeitura , e de acordo com a coordenação do MST e do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Quixeramobim as reivindicações vão desde água para os assentamentos e comunidades, como discutir com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) o preço do leite.

A reportagem tentou contato com dirigentes do Incra que ainda não se encontram na sede do órgão, já que o expediente começa às oito horas.