Mais de 100 cidades do Ceará registram chuvas; Açude Germinal em Palmácia aumenta de volume

Açude Germinal, que já havia sangrado na última terça-feira (28), aumentou a sua lâmina de água em 41 cm nesta sexta-feira.

Escrito por Redação ,
Legenda: Açude Germinal atende o município de Palmácia e localidades próximas
Foto: Vc Repórter

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em mais de 100 cidades no intervalo entre as 7h desta quinta-feira (30) e as 7h desta sexta-feira (31). Redenção, na Grande Fortaleza, computou o maior volume, com 145 milímetros. Os dados ainda são parciais e podem ser atualizados no decorrer do dia.  

O município de Palmácia, no Maciço de Baturité, registrou 113,2 milímetros. Devido as boas chuvas, o Açude Germinal, que já havia sangrado na última terça-feira (28), aumentou a sua lâmina de água em 41 cm nesta sexta-feira.

Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a válvula dispersora do açude teve que ser aberta. As águas foram encaminhadas, segundo a Cogerh, em direção o Açude Acarape do Meio, localizado na cidade de Redenção, distante 38 km de Palmácia. O Germinal, construído em 2017, é um reservatório com capacidade para 2,1 milhões de m³ de água e atende o município de Palmácia e localidades próximas. O açude serve, principalmente, para o abastecimento humano e perenização do rio Pacoti.  

Houve boas chuvas também nas cidades de Baturité (127 milímetros); Maranguape (112 milímetros) e Boa Viagem (105 milímetros). 

Alagamentos na capital

Em Fortaleza, a maior precipitação foi registrada no Posto do Pici, com 42,8 milímetros. A chuva deixou o Aeroporto Internacional Pinto Martins alagado e carros submersos na Avenida Heráclito Graça, no bairro Aldeota. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que a máxima em Fortaleza será de 31ºC e a mínima de 25ºC. A umidade mínima de 65% e máxima de 95%. A intensidade dos ventos é de fraco para moderado 

Houve chuvas também em dois municípios do Litoral Oeste: São Gonçalo do Amarante (95 milímetros) e Paracuru (90 milímetros).

Previsão para os próximos dias

De modo geral, segundo a Funceme, seguimos com tendência de chuvas com acumulados significativos para hoje e para o final de semana (1º) e (2) para todo o estado. Para sexta-feira (31), as chuvas tendem a continuar no decorrer do dia, de intensidade moderada e forte, principalmente na porção norte do Ceará.
E para o final de semana, as chuvas previstas devem acontecer especialmente no período da tarde e noite, mas não descartando pancadas de chuva na madrugada e manhã nas regiões citadas na previsão para tais dias. Como foi mencionado no últimos dias, a causa da chuva se dá pela presença de um de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a atuação mais próxima da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 

 

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

  1. Redenção (Posto: Acude Acarape Do Meio) : 145.0 mm
  2. Baturité (Posto: Baturite) : 127.0 mm
  3. Palmácia (Posto: Palmacia) : 113.2 mm
  4. Maranguape (Posto: Tanques) : 112.0 mm
  5. Maranguape (Posto: Fazenda Columinjuba) : 108.0 mm
  6. Boa Viagem (Posto: Ibuacu) : 105.0 mm
  7. Maranguape (Posto: Ac. Amanary) : 95.0 mm
  8. São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 95.0 mm
  9. Paracuru (Posto: Jardim Do Meio) : 90.0 mm
  10. Maranguape (Posto: Itapebussu) : 86.0 mm

Monitoriamento dos açudes

O açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, está com 2,5% da capacidade total. O Banabuiú, localizado no município de mesmo nome, é outro importante açude cearense castigado pela seca: está só com 6,11% de capacidade. Já o Orós, na bacia do Alto Jaguaribe, tem 4,88% de volume. Juntos, eles respondem por quase 20% do volume total do Estado. 

Os 155 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que analisa o aporte diário nas barragens, têm capacidade para 18,62 bilhões de metros cúbicos de água. Atualmente, o volume está em tantos 2,66 bilhões de m³, o que corresponde a 14,30% da capacidade. 

Ainda conforme o órgão, 94 reservatórios estão com volume abaixo de 30% (33 em volume morto e 13 secos). Apenas o Germinal se encontra com capacidade de 100%.  

Assuntos Relacionados