Mais de 1.200 inscritos para tirar a CNH Popular em Várzea Alegre

O custo para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Popular é todo bancado pelo Governo do Estado

Escrito por Donizete de Souza ,

Mesmo sob alguns protestos e lamentações, por causa da demora na retomada do programa CNH Popular em Várzea Alegre, 1.243 pessoas resolveram se inscrever e encarar as próximas fases, na tentativa de obter a sua carteira de habilitação. Hoje, quem quiser conseguir a habilitação para conduzir motos, terá que gastar em torno de R$ 1.300,00. Com o CNH Popular, o Governo do Estado custeia toda a despesa. Os próximos passos são as aulas obrigatórias de legislação, exames médicos e psicológicos, aulas práticas e as provas finais.

Polêmica

Mais de duas mil pessoas se inscreveram na primeira fase do programa, que ocorreu há seis meses. De lá para cá, houve uma enorme cobrança dos participantes que esperavam ansiosos pela retomada do programa. Somente na semana passada, o prefeito Vanderlei Freire conseguiu articular com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a execução das próximas fases.

Muita gente desistiu de continuar ao tomar conhecimento de que haveria uma nova inscrição, afora as aulas de legislação obrigatórias, além de ter de preencher mais alguns quesitos exigidos pelo programa. Foi feito, então, um acordo entre a Prefeitura e o Detran para que todas as pessoas que se inscreveram anteriormente e concluíram a primeira fase, inclusive com recebimento de certificado, pudessem participar das etapas seguintes do CNH Popular juntamente com aqueles que fizeram o seu cadastro durante esta semana.

Inúmeras reclamações foram registradas nas redes sociais. A queixa maior é de que não haviam sido dadas informações claras sobre o programa, desde a primeira fase. Mesmo com toda a polêmica, o número de inscritos foi considerado satisfatório.