Maior variedade de acerolas do País está em Ubajara

Escrito por Redação ,
Fruta serve de matéria- -prima para produção de vitamina C em pó pela Amway Nutrilite, que exporta ao mundo
tecnologia na agricultura

Ubajara. Com a segunda maior plantação de acerolas do Estado e maior fábrica de processamento de pó de Vitamina C do País, a Fazenda Amway Nutrilite do Brasil localizada na Serra da Ibiapaba é a maior fazenda da multinacional Nutrilite. Há 12 anos no município, é aqui também que se encontra a maior variedade de espécies de acerola em todo o País.

A fazenda tem um total de área de 16,5 milhões de metros quadrados, completamente certificados com orgânicos. A geração de empregos diretos contabiliza mais de 500 funcionários, além de 100 parceiros produtores na região Nordeste do País e trabalhos sociais em várias comunidades ao redor.

Principal fonte de Vitamina C, a acerola é o principal cultivo da fazenda, que também produz agrião, picão preto e eclipta alba. Com a maior variedade de espécies do País, a principal variedade utilizada é a aceroleira BRS 366-Jaburu, lançada em dezembro do ano passado em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical.

De acordo com o gerente geral da Fazenda, João Leone, foram dois anos até chegar ao resultado. Até o molde final da variedade, foi necessária a observação dentre as mais promissoras e o volume de produção durante o ano. "Com isso, fizemos um trabalho de confirmação e validação dos dados de produtividade para que a Embrapa pudesse dividir com os interessados em utilizar". Para a produção comercial, a variedade chega a 50 toneladas por hectare por ano. Mesmo após o lançamento, o processo de pesquisa ainda não terminou. "A Jaburu pode apresentar diferenças em regiões com diferentes climas. Porém, os dados continuam se reafirmando para os locais com climas mais próximos ao de Ubajara", explica ele.

Saúde nutricional

No total, são 220 hectares plantados para produção comercial de acerola. A busca é pela fruta ainda verde, que será utilizada na produção da Vitamina C em pó. Esse produto serve como matéria-prima para diversos outros dentro do portfólio da Amway mundial. "Para a saúde nutricional, no Brasil pode ser encontrada a Acerola C Mastigável da Nutrilite, revendido por representantes da Amway chamados IBO, sigla da expressão em inglês referente a um representante independente, que pode ser encontrado em qualquer parte do território nacional", diz ele.

Comparados com outras culturas, a acerola ainda é muito recente dentro do cultivo em larga escala. São quase três décadas de história de produção comercial. Dentro desse tempo, a Nutrilite está há 12 anos plantando e pesquisando sobre a fruta. Tal proximidade de datas fez com que hoje a fazenda possua as mais avançadas técnicas de controle e manejos conhecidas. "Isso é necessário principalmente por sermos produtores completamente orgânicos e referência para outros produtores".

Os 100 produtores parceiros que hoje fornecem dois terços da demanda da fábrica são certificados por IBD, porém introduzidos na certificação por intermédio da Nutrilite. "Nossa parceria é diferenciada, pois dividimos os resultados de nossa experiência dentro do cultivo, ajudamos a obter a certificação e os auditamos para que se mantenham firmes no manejo".

O Sistema de Irrigação é alimentado pelo açude Jaburu, sendo enviado para um processo de filtragem e daí levado para o campo, onde é distribuído pelo sistema de pivô central ou aspersão localizada. De acordo com o gerente da fazenda e engenheiro agrônomo Joaquim Duran, logo estará sendo implantado um sistema onde será feita a monitoração da umidade do solo e da vazão dentro do sistema para saber em tempo real qual a necessidade de irrigação em cada parte do campo. "Esse novo sistema mandará toda essa informação via rádio para o escritório, onde haverá uma pessoa responsável pelo monitoramento".

Adicionalmente, haverá um sistema de dosagem de nutriente, utilizando o sistema tradicional de irrigação, criando assim a chamada fertirrigação ou nutrirrigação, onde todo dia é dada uma quantidade de nutrientes para atender a demanda da planta podendo ser mineral. Produtos dessa origem serão adicionados ou orgânicos. "Uma parte desses nutrientes será proveniente de humus e minhocas, e temos alguns tanques onde produziremos biofertilizante".

Todo o composto utilizado é preparado na própria fazenda, que também possui parte do material necessário. A outra parte é comprada. Por ano, são usados 11 mil toneladas de composto, e por hectare são usadas de 20 a 30 toneladas por ano.

Quanto a maioria das pragas e doenças que ataca as plantas, o combate é feito de forma preventiva por meio de nutrientes orgânicos equilibrados, e pesticidas naturais como o óleo de nim, resultando em um cultivo forte e saudável.

Projetos sociais

Localizada na Zona Rural entre as cidades de Ubajara e Tianguá, a empresa possui diversas ações sociais que envolvem as comunidades vizinhas, buscando a conscientização socioambiental. Quando a fábrica foi inaugurada em 2001, o padrão de vida de parte dos funcionários era baixo. Uma vila de 30 casas foram construídas para proporcionar uma moradia digna e próxima à empresa.

De acordo com a educadora física Célia Maria Gomes, responsável pelos projetos sociais da empresa, desde o início do trabalho, a realidade social das famílias vem mudando. A empresa promove melhoramentos nas áreas sociais, educacional e de bem-estar em geral.

Fazenda da Nutrilite alia cultivo e pesquisa

Moradores da região foram treinados pela empresa para desempenhar o trabalho que prima pela qualidade em todos os processos de produção. O cultivo da acerola prevê o desenvolvimento das variedades com maior concentração de vitamina C. Nova variedade vem sendo priorizada, com inúmeras vantagens, entre elas a boa adaptação tanto para a colheita mecanizada quanto no modelo manual. A planta apresenta sete ciclos produtivos ao longo do ano, equilibrando a necessidade de mão de obra para a realização da colheita. Além disso, a pequena incidência de pelos nas folhas favorece a colheita manual. são 220 hectares plantados para produção comercial de acerola. A busca é pela fruta ainda verde, que será utilizada na produção da vitamina C em pó. Esse produto serve como matéria-prima para diversos outros dentro do portfólio da Amway mundial. fotos: Jéssyca Rodrigues


JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA