Jiboia de três metros é capturada por moradores na zona rural de Ibiapina; veja vídeo

O animal foi encontrado em uma árvore e capturada pelo ICMBio

Escrito por Redação , região@svm.com.br
Legenda: O animal foi encontrado na tarde desta quarta-feira (11)
Foto: Foto: Reprodução

Uma cobra jiboia de aproximadamente três metros foi encontrada por moradores do Sítio Queimadas, na zona rural do município de Ibiapina, na Serra da Ibiapaba, na tarde desta quarta-feira (11). O animal estava em uma árvore, próximo a uma residência.

A população captrou a jiboia em um recipiente plástico e entrou em contato com a unidade do Policiamento Ostensivo Geral (POG). Em nota, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) informou que os agentes de segurança atenderam a ocorrência e pediram apoio aos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que realizaram o resgate do réptil.

A jiboia foi devolvida à natureza pelos agentes do ICMBio. Conforme o Instituto Chico Mendes, o animal não é peçonhento.  

Cuidados

Segundo ambientalistas, as cobras ajudam no controle de pragas no ambiente, já que se alimentam de pequenos animais como camundongos e lagartos. 

O aparecimento de serpentes é comum durante período chuvoso, já que, devido à terra encharcada, os animais saem dos esconderijos para procurar abrigos mais secos. As autoridades recomendam que a população não tente capturar os répteis e entrem em contato com uma unidade do Corpo de Bombeiros. 

Em caso de ataques, o ideal é que a vítima ou alguém próximo tente tirar uma foto da cobra ou localizá-la para que a equipe médica identifique a espécie e, consequentemente, o soro antiofídico que será aplicado. 

Assuntos Relacionados