Jacaré de quase 2m é encontrado por moradores na zona rural de Icó

Escrito por Redação ,

Um jacaré-de-papo-amarelo foi encontrado, na manhã do último sábado (28), na zona rural de Icó, a 375 km de Fortaleza. O animal foi imobilizado e levado à uma escola na localidade. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama) foi acionado pelo grupo de moradores e atendeu a ocorrência na região.

Jacaré é mantido no escritório do Ibama em Iguatu. FOTO: Richard Lopes.

Segundo Fábio Bandeira, chefe do escritório regional do Ibama em Iguatu, o animal mede cerca de 1,5 m, pesa 22 kg e deve ter entre 6 e 8 anos. Ainda de acordo com Fábio, o animal migrava de um açúde que estava seco para o Rio Salgado, localizado na região. Não foram encontrados outros animais da mesma espécie na localidade.

O jacaré capturado será encaminhado até a próxima quarta-feira (30) ao centro de triagem do Ibama em Fortaleza, onde deve passar por uma avaliação com biólogos e veterinários do instituto para verificar se o bicho tem condições de soltura em seu habitat natural. Caso o animal não apresente as condições necessárias para ser devolvido ao seu local de origem, ele será encaminhado a um zoológico ou a um criador legalizado.

Jacarés-de-papo-amarelo são encontrados, no Ceará, na região do Rio Poti - que também banha o Piauí - e são trazidos para a região por moradores para serem domesticados. "Os proprietários trazem eles [jacarés] ainda filhotes e acham que vão conseguir criar o animal dentro de açúdes", afirma Fábio Bandeira.

Com informações do radialista Richard Lopes