Guzolando detém vantagens na criação extensiva do NE

Escrito por Redação ,
O bovino resulta de um cruzamento que aumenta as melhores características para produzir leite e carne

Fortaleza. A Fazenda Teotô-nio, do Grupo Edson Queiroz, é destaque nacional na criação de bovinos Guzolando. O gado é produto do cruzamento das raças Holandesa e Guzerá, sendo, assim, o resultado mais importante das várias tentativas de se chegar ao bovino brasileiro ideal para a produção de carnes e leite mais baratos, em criatório tropical extensivo e intensivo.

Do Grupo Edson Queiroz, a Fazenda Teotônio, no município de Madalena, possui um plantel de 1.500 vacas de alta linhagem para produção de leite

De acordo com o superintendente agropecuário do Grupo Edson Queiroz, Henrique Braga, o Guzolando está em plena expansão em todas as regiões do Brasil, sendo mais numerosa na região Sudeste. "Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), existem 46 criadores ativos que registram Guzolando no Brasil, cujas propriedades estão localizadas nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco e Paraíba".

Na região Nordeste, já se mostra importante, notadamente na Fazenda Teotônio, localizada no município de Madalena, onde alcança a média diária de produção de leite de 30kg por vaca, com teores de proteína de 3,50% e gordura de 4,33% , em regime de criação extensivo.

"A Fazenda Teotônio possui 1.500 vacas Guzolando com graus de sangue variados, mas as mais produtivas são as que possuem grau de sangue até 3/4 de Holandês e 1/4 de grau de sangue Guzerá. Para isto, são selecionadas as melhores matrizes 1/2 sangue que doarão oócitos para fecundação ´in vitro´ com sêmem de touro Holandês, gerando, assim, embriões Guzolando 3/4 para serem implantados em úteros de matrizes fora deste padrão", explica Henrique.

Ele diz que, além da renda da produção de leite, venda de novilhas e dos animais terminados para abate, a Fazenda Teotônio disponibiliza para venda, tourinhos Guzolando, filhos de animais de alta produção.

De acordo com o médico veterinário da Unidade Agropecuária do Grupo Edson Queiroz, Francisco Barbosa, os Controles de Genealogias e os Registros Genealógicos do Guzolando são feitos por técnicos da ABCZ, a entidade credenciada pelo Ministério da Agricultura para fazer o trabalho. Na sua aparência geral, estes animais, no cruzamento de sangues 1/2, 1/4, 3/4 e 5/8, apresentam porte médio a grande e um temperamento vivo, porém dócil.

Também são disponibilizados para venda, tourinhos do cruzamento, filhos de animais de alta produção. A alta pigmentação da pele, preferencialmente na cor preta, permite melhor adaptação ao clima quente e com alta incidência de sol do semiárido

Nas fêmeas, as formas tradicionais de cunha mostram-se muito evidentes, e são elegantes e femininas. Nos machos acentua-se mais a musculatura, pela condição hormonal masculina, mas também pela exploração da dupla aptidão. As pelagens podem ser pretas, pretas com tonalidades avermelhadas, castanhas, acinzentadas, chegando até às vermelhas, com as particularidades como estrelas, bragada, gargantilha, pintada e ainda vassoura branca. Francisco Barbosa observa que o cruzamento do Guzerá com o Holandês trouxe grandes vantagens para a bovinocultura. "O Guzolando herdou da raça Holandesa a sua principal característica, que é a alta produção de leite, em cima de uma estrutura forte e equilibrada advinda da raça Guzerá leiteira, que na sua apropriada mansidão produz leite de alto teor de sólidos, e muita carne, pelo seu porte avantajado. Tudo isso em cima de aprumos naturalmente corretos e cascos fortes que permitem os deslocamentos constantes à procura de alimentos", afirma ele.

Outra grande vantagem, conforme destaca, é o animal apresentar ligamentos de úbere fortes que garantem uma longevidade produtiva. Por ser rústico e resistente ao carrapato, este gado dispensa a utilização de tantas medidas de conforto e de medicamentos como antibióticos, favorecendo assim a produção orgânica e lucros para o criador.

O diretor da Faculdade de Veterinária, da Universidade Estadual do Ceará (Favet-Uece), Célio Pires, também professor da área de Bovinocultura, confirma as vantagens do Guzolando. "Este bovino foi concebido para ter dupla aptidão (carne e leite). No entanto, a moderna seleção está direcionando esse cruzamento para a aptidão leiteira, procurando cada vez mais utilizar indivíduos da raça Guzerá com maior tendência à produção de leite".

Segundo destaca, o primeiro registro de entrada de zebuínos no Brasil foi em 1813, quando um casal de bovinos, oriundo da costa do Malabar na Índia foi desembarcado no porto de Salvador. "Desde a sua entrada no Brasil, o gado Zebu tem sido usado em vários cruzamentos. No entanto, a raça Guzerá é a que apresenta maior destaque nos cruzamentos com as raças europeias leiteiras criadas no Brasil, destacando-se o Holandês Vermelho e Branco, o Holandês Preto e Branco, o Pardo-Suíço, o Red-Poli, onde foram formadas as raças sintéticas (5/8 Europeu + 3/8 Zebu) Maquiné, Guzolando, Lavinia e Pitangueira", diz.

Mesmo assim, observa que nunca houve maior interesse em registrar essas raças. Somente no ano de 1989 foi aprovado o Regulamento para formação do Guzolando. A sede do novo cruzamento foi estabelecida em Brasília mas teve pouca atuação. Depois de um período sem muito crescimento, em 1998, decidiu-se pela transferência da sede para a Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), em Uberaba (MG).

Outra grande vantagem do Guzolando é a excelente adaptabilidade à região semiárida. "Uma das principais características da boa adaptação dos animais ao clima quente e alta incidência de raios solares é a pigmentação da pele, ou seja, quanto mais pigmentada, preferencialmente preta, for a pele, mais adaptado é o animal", assegura.

Combinação

"O Guzolando combina as vantagens do Guzerá e Holandês, sendo de grande rusticidade e alta produtividade"
Henrique Braga
Sup. Agropec. do Grupo Edson Queiroz

"Entre os zebuínos, o Guzerá é o que apresenta melhor adaptação ao semiárido, vantagem passada ao Guzolando"
Célio Pires
Diretor da Favet-Uece

Mais informações

Grupo Edson Queiroz
Multicarnes (85) 3463.1143
Fazenda Teotônio
Município de Madalena
Telefone: (88) 3402.2600

VALÉRIA FEITOSA
EDITORA