Fundação Mussambê é finalista no Prêmio Finep

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:

Antônio Vicelmo
sucursal Crato

A Fundação de Formação, Pesquisa e Difusão Tecnológica para uma Convivência Sustentável com o Semi-Árido - Fundação Mussambê, do Crato, foi selecionada como finalista, na região Nordeste, para o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2006. A seleção aconteceu no último dia 30 de agosto, no Hotel Village, em Campina Grande, na Paraíba. A Fundação Mussambê concorreu na categoria Inovação Social com o Projeto Aproveitamento total do babaçu, que antes era descascado, à mão, com duas pedras.

O engenheiro Gilberto Batista, diretor da Fundação, inventou um conjunto de máquinas que descascam e retiram a amêndoa do babaçu automaticamente, diminui os custos e aumenta a produção. O operário Francisco de Assis Silvestre, que antes utilizava o processo antigo, informou que está produzindo 10 vezes mais.

O processo está sendo estendido a outros municípios do Cariri, onde há produção de carnaúba. As máquinas já foram instaladas nos pés de serra do Crato, Barbalha e Missão Velha. Além da extração do óleo da amêndoa, que é usado como comestível, a casca do babaçu está substituindo o carvão nas indústrias do Cariri. A industrialização do processo possibilitou a fabricação de peças artesanais com o coco babaçu.

Com esse projeto, que tem como principal preocupação o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, a Fundação Mussambê foi classificada para concorrer com outros projetos em nível nacional. A ordem de classificação dos vencedores só será conhecida na cerimônia de premiação, marcada para o dia 26 de outubro, em Campina Grande (PB). Os primeiros colocados de cada categoria concorrem automaticamente ao Prêmio Nacional, cujo julgamento acontece no dia 29 de novembro, em Brasília. Na Região Nordeste, o Prêmio Finep é realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (PB).