Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio atrai 250 mil pessoas na abertura

O evento, que marcou também, de forma oficial, a abertura dos festejos juninos do Estado, deve atrair, até o próximo dia 13, data do seu encerramento, cerca de 400 mil visitantes a Barbalha

Escrito por Redação ,

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha foi iniciada ontem com público estimado em cerca de 250 mil pessoas. Logo cedo, por volta das 7 horas, grupos de tradições culturais lotavam a Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio, onde foi realizada missa solene com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, secretários estaduais, prefeitos de municípios vizinhos e deputados federais e estaduais.

"Santo Antônio viveu sua fé e, por isso, se tornou santo. Portanto, vamos celebrar o amor de Deus em nossas vidas evangelizando nossos irmãos". Com essas palavras, o padre Leomar Leon deu início a missa de abertura dos festejos de Santo Antônio, na Igreja Matriz de Barbalha, na Região do Cariri.

O governador Camilo Santana destacou que "Essa é uma das festas mais populares e tradicionais do Nordeste, que reúne pessoas de todos os Estados. Isso é motivo de orgulho para o Ceará. Eu, que desde menino participo, não poderia deixar de estar aqui hoje"

 Desfile

Após a missa, bandas cabaçais, grupos de reisados, maneiro pau e de capoeira, além de outras expressões culturais de Barbalha e de outros municípios da região do Cariri, desfilaram em cortejo em direção à Praça do Rosário, onde autoridades municipais e estaduais realizaram pronunciamentos. A movimentação na cidade é intensa desde a última sexta-feira, quando foi realizada a tradicional “Noite das Solteironas”. A organização da festa avalia que durante o período de comemorações, que se estende até o próximo dia 13, cerca de 400 mil visitantes deverão participar do evento.
 
A abertura da festa do Pau da Bandeira marcou, também, o início dos festejos juninos do Ceará, conforme destacou ontem o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio. “A festa em Barbalha costuma reunir mais de 350 mil pessoas a cada edição e tem um amplo significado cultural, artístico e histórico. Abrir simbolicamente os festejos juninos cearenses em Barbalha é uma forma de destacar essas múltiplas vertentes e de reforçar a afirmação do movimento junino no Ceará, sua importância para a cultura cearense”, disse o secretário, ressaltando que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), contribui para o fomento às festividades com um investimento de R$ 2,6 milhões, por meio do Edital Ceará Junino, apoiando 100 quadrilhas e 21 festivais.

Além de Camilo Santana e Guilherme Sampaio, a abertura do evento contou com a participação dos secretários Élcio Batista (Gabinete do Governador), Josbertini Clementino (STDS) e Dedé Teixeira (SDA), o deputado federal José Guimarães, o prefeito de Barbalha, José Leite, além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.