Fazenda Teotônio disponibiliza Guzolandos de alta linhagem

Escrito por Redação ,
Cruzamento das raças Guzerá e Holandesa, o gado apresenta vantagens superiores na criação no semiárido

Madalena. A Fazenda Teotônio, do Grupo Edson Queiroz, está disponibilizando para comercialização, matrizes selecionadas de um plantel especial de gado leiteiro. São novilhas Guzolando, produto do cruzamento das raças Guzerá, de origem indiana, com a Hostein Holandesa, especialmente preparadas para o convívio e produção em sistemas de criação extensivos na região do semiárido.

De acordo com o superintendente de Agropecuária do Grupo Edson Queiroz, Henrique Braga, estão sendo disponibilizadas ao mercado 100 cabeças, por conta da estabilização do rebanho nas fazendas de leite. "O Guzolando apresenta muitas vantagens na pecuária pela sua rusticidade, boas produções de carnes e leite e longevidades de produção e reprodução", diz.

Segundo explica, na Fazenda Teotônio, a média de produção de leite por vaca chega a 25 litros/dia, em regime semi-intensivo. Quanto ao peso por ocasião do abate, tanto machos como fêmeas alcançam 18 arrobas (540kg), pois os machos são abatidos precocemente em relação às fêmeas, que são abatidas somente por descarte técnico.

Ele adianta que, quanto ao preço das matrizes, vale a pena conferir, pois os valores são bastante atrativos, diante da qualidade do rebanho. "O Grupo Edson Queiroz cria o Guzolando há quase meio século. Do total do gado da Fazenda, cerca de 1.800 cabeças são Guzolando", diz ele.

Este gado é criado em todo o Brasil. O rebanho mais numeroso se concentra na região Sudeste. No Nordeste, a Fazenda Teotônio é destaque. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos, existem 46 criadores ativos que registram Guzolando no País.

Plantel revela performance na produção de leite e carne

A Fazenda Teotônio coloca ao mercado 100 cabeças de Guzolando. Rusticidade, boas produções de carne e leite, longevidades de produção e reprodução estão entre as vantagens deste gado, que mostra-se como ideal para criação em região semiárida. Na Fazenda, a média de produção de leite por vaca chega a 25 litros/dia, em regime semi-intensivo. Quanto ao peso por ocasião do abate, tanto machos como fêmeas alcançam 18 arrobas (540kg). Do rebanho total da criação de bovino, são cerca de 1.800 cabeças Guzolando. Na reprodução, o processo está sendo otimizado com a aplicação de biotécnicas avançadas, através da parceria desenvolvida entre os técnicos da Fazenda Teotônio e do Laboratório de Reprodução Animal da Universidade de Fortaleza (Unifor). Fotos: Alex Pimentel

Peso vivo

As novilhas disponibilizadas pela Fazenda Teotônio para venda possuem acima de 320kg de peso vivo, quando entram em reprodução. "Todas as matrizes disponíveis ao mercado são prenhes confirmadas", afirma Henrique Braga.

Conforme o administrador da Fazenda, agrônomo Fernando Câmara Fernandes, dentre as vantagens também destacam-se a estrutura forte e a fertilidade. "Uma matriz de primeira cria produz de 18 a 20 litros de leite em média por dia, com ápice de produção alcançando cerca de 25 a 30kg de leite por dia, com custos bem menores do que de outras raças", diz ele.

A Fazenda Teotônio vem fazendo experiências com o Guzolando, tanto pelo aspecto produtivo quanto reprodutivo, utilizando como base, as matrizes tipo Elite do rebanho Guzerá leiteiro que são fecundadas com sêmen importado de touros holandeses provados.

A criação também tem sido analisada com atenção, mais ainda nesse período de estiagem prolongada no Nordeste. Mesmo com pasto seco, suplementado de uma pequena quantidade de sal mineral proteinado, o animal continua ganhando peso. Bem diferente da realidade enfrentada por muitos criadores, os quais tiveram seus rebanhos praticamente dizimados pela seca acentuada no Nordeste nestes quatro anos.

Temperamento

Como são animais de dupla aptidão (carne e leite), o peso médio de uma vaca adulta é de 550 quilos, mas chegam aos 650 quilos para o abate, com a produção de leite acima mencionada. "São animais de temperamento vivo, porém dócil. As fêmeas são elegantes e bem femininas, e fica evidenciada a forma tradicional de cunha. Nos machos acentua-se muito a musculatura corpórea. As pelagens podem ser preta, vermelha, preta com tonalidades avermelhada,castanha, acinzentada, com as particularidades como estrela, bragada, gargantilha, pintada e vassoura do rabo branca", explica o veterinário Francisco Barbosa.

"Suas características mais importantes são: a alta produção de leite, herdada da raça Holandesa, com alto teor de proteína (3,50 %) e de gordura (4,30 % ), advindas da raça Guzerá, que também imprimiu uma grande qualidade que é ter fortes ligamentos de úbere que garantem uma longevidade produtiva", completa ele.

Segundo ainda o veterinário, são animais de estrutura forte e equilibrada e com aprumos naturalmente corretos e cascos fortes que permitem os deslocamentos constantes à procura de alimentos. Sendo animais rústicos e mais resistentes ao carrapato,apresentam menos transtornos metabólicos e dispensam a utilização de tantas medidas de conforto e de medicamentos, favorecendo assim uma produção de menor custo e maior qualidade.

Os bovinos Guzolando estão demonstrando ter o perfil ideal para o criatório do Nordeste.

Mais informações

Grupo Edson Queiroz
Fazenda Teotônio
Município de Madalena
Telefones: (88) 3402.2600
(88) 9232.8980

VALÉRIA FEITOSA/ ALEX PIMENTEL
EDITORA/ COLABORADOR