Entidade busca apoio para tratar dependentes

Escrito por Redação ,
A Casa de Recuperação Vida Nova atende, hoje, 20 jovens, em um sítio da cidade que pode abrigar até 35 pessoas

Fortaleza Há cerca de cinco anos, aproximadamente, a Casa de Recuperação Vida Nova, localizada em Pindoretama, na comunidade Capim de Rocha, vem realizando um trabalho voltado para a recuperação de dependentes químicos na cidade. Atualmente, 20 jovens são atendidos na instituição, que funciona em um sítio alugado exclusivamente para o projeto.

Apesar das dificuldades financeiras, o pastor Porfírio Neto comemora os resultados obtidos pela Casa de Recuperação Vida Nova, que atende, principalmente, jovens. Inclusive, adolescentes que lutam para deixar as drogas FOTO: MARÍLIA CAMELO


Destes, sete não têm condições de custear o tratamento, pois são de famílias de baixo poder aquisitivo, e o restante paga apenas parte do valor total, que é de R$ 300 por mês. De acordo com o coordenador, Porfírio Neto, a casa tem capacidade para abrigar mais 15 pessoas que lutam para se libertar das drogas, e essa é uma vontade dele. No entanto, como a instituição sobrevive apenas do dinheiro cedido pelas famílias dos dependentes e das doações da comunidade e de igrejas, há uma certa dificuldade em receber novos indivíduos.

Por isso, o coordenador pede ajuda da população de outras cidades e de empresários para dar continuidade ao trabalho e disponibilizar o tratamento a outros dependentes. "Nosso maior objetivo é tirá-los do mundo das drogas, porque esse é um problema que, além de prejudicar a família deles, afeta toda a sociedade. Precisamos de alimentos, roupas, calçados, colchões e qualquer outra doação, seja em dinheiro ou não. Contamos com a ajuda da população em geral e de empresários que acreditam nesse trabalho", afirma, informando que o aluguel do sítio custa R$ 1.300.

Conforme ele, o tratamento, que tem duração de seis meses, é realizado sem nenhum tipo de medicação, apenas com a Bíblia. "Acreditamos que não há necessidade de medicamentos. Tenho 49 anos, fui dependente durante 30, e estou há 11 anos sem usar drogas, graças à Bíblia, que alimenta o espírito e liberta o homem", destaca.

Por outro lado, ele fala da vontade que tem em disponibilizar um psicólogo para acompanhar os assistidos, porém, as condições financeiras não permitem. "Eles têm somente acompanhamento regular de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF)", declara.

Rotina

Todos os dias, os jovens acordam às 6h30 e tomam café da manhã. Em seguida, participam de uma oração, leem a Bíblia e cuidam do sítio. Limpam o local, preservam o jardim, fazem o almoço, lavam as roupas e fazem outras atividades que, na opinião de Porfírio Neto, funcionam como uma espécie de terapia ocupacional. Durante o dia, lancham, almoçam, têm momentos de lazer e, à noite, jantam e participam de culto.

"Graças a Deus, nesses cinco anos, temos obtido muitas vitórias, apesar das dificuldades. É gratificante quando vemos um jovem retornando ao convívio familiar e arranjando um emprego. Infelizmente, o poder público não ajuda a instituições como a nossa", diz o coordenador.

Mais informações:

Casa de Recuperação Vida Nova Estrada da coluna, localidade de Capim de Rocha, s/n
Pindoretama/CE
Telefone: (85) 8526.6191